O que pode o Blockchain fazer pela Big Data?

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 5 min

Apesar da popular criptomoeda, Bitcoin, continuar a estar em destaque nos principais meios de comunicação, é correcto afirmarmos que, em termos comparativos, a tecnologia que torna tudo isto possível é menos divulgada.

No entanto, esta tendência parece estar a mudar. O Blockchain está a transformar-se num tema cada vez mais comum, com as pessoas a começarem a compreender as possíveis aplicações na era digital. Isto reflecte-se no crescimento exponencial registado por esta tecnologia nos últimos tempos, com um valor de mercado actual de 339,5 milhões de dólares e que deve aumentar sete vezes, para 2,3 mil milhões até o final de 2021.

Mais especificamente, as marcas perceberam o impacto que o Blockchain pode ter nas tecnologias de informação e, particularmente, nas aplicações de Big Data. Este impacto já se faz notar no mundo do comércio social e investimentos, onde as plataformas online, através de produtos de investimento inteligente, utilizam volumes significativos de dados não estruturados para ajudar os investidores a tomarem decisões informadas. Nas próximas linhas, vamos abordar esta questão com maior detalhe e tentar perceber o que isto significa para os empresários.

A relação teórica entre Blockchain e Big Data

Na sua essência, Blockchain é uma tecnologia disruptiva e que tem o potencial de alterar a forma como as empresas olham para a Big Data.

Isto deve-se a melhorias específicas na forma como a Big Data é obtida e utilizada a nível comercial, o que se pode vir a revelar crucial numa altura em que as empresas se estão a adaptar ao novo RGPD (Regulamento Geral de Protecção de Dados) lançado pela União Europeia.

Apesar de ser mais conhecido como a força motriz de moedas virtuais muito populares como o Bitcoin e a Litecoin, é amplamente conhecido que a tecnologia Blockchain é suficientemente versátil e ágil para gerir qualquer tipo de dados digitais. As suas características únicas também são ideais para uma análise e gestão eficiente de enormes conjuntos de dados (até mesmo não estruturados) e isto continua a ser um aspecto muito importante para as empresas da actualidade.

Como pode o Blockchain ajudar no desenvolvimento da Big Data?

As duas vantagens principais do Blockchain são a sua transparência e natureza descentralizada, que cria um conjunto de dados imutável e acessível que vai permanecer inalterável durante o tempo em que existir.

No que diz respeito a questões de transparência, a sanidade de qualquer Blockchain é verificada continuamente dentro do mercado on-line, com cada actualização e transacção em tempo real a ser registada para a posteridade. Se este conceito fosse aplicado à área de saúde, teríamos um cenário onde os ficheiros dos pacientes estariam permanentemente actualizados com precisão e forneceriam um histórico abrangente em qualquer altura.

Ao lidar-se com informações descentralizadas, os dados armazenados estão facilmente acessíveis a todas as partes interessadas e não à mercê de uma única autoridade central. Isto significa que não há uma entidade a controlar a integridade especifica dos dados e como tal as informações não podem ser manipuladas ou alteradas, depois de registadas.

Inclusivamente, nem partes aparentemente pequenas e individuais de informação podem ser alteradas, uma vez que os pontos de dados corrompidos não iriam corresponder às junções equivalentes e subsequentes do blockchain. Isto é extremamente importante, especialmente em espaços onde as transacções financeiras estão a ser analisadas ou quando se está a gerir dados confidenciais dos clientes.

Uma palavra final

Como podemos observar, a Blockchain tem um potencial ilimitado na era digital e vai, sem qualquer dúvida, revolucionar a gestão de dados num futuro próximo.

Isto vai, sem dúvida, permitir às empresas melhorarem a qualidade e os volumes de dados que possuem, ao mesmo tempo que aumentam o nível de segurança das informações financeiras e confidenciais.

Exit mobile version