NEC e NICT utilizam a Inteligência Artificial para optimizar disponibilização de recursos de rede

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

A NEC Corporation e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (NICT) do Japão anunciaram a demonstração bem-sucedida de tecnologias que utilizam a Inteligência Artificial (IA) para classificar automaticamente serviços, como por exemplo vídeo e navegação na Web, com base nas características do tráfego de rede.

Esta demonstração utilizou as redes de teste para investigação e desenvolvimento da NICT, designadas JGN e RISE, o broker de pacotes de rede da Keysight Technologies e o Controlador de Serviços Sensível ao Contexto da NEC.

O Controlador de Serviços Sensível ao Contexto “classifica automaticamente os serviços através da extracção das correspondentes características de tráfego com base nos seus dados históricos e visualiza o estado de utilização da rede em termos de serviços”.

As características de tráfego de três serviços diferentes foram processadas e aprendidas pelo Controlador de Serviços Sensível ao Contexto da NEC. Os três serviços incluíam vídeo de um treino profissional de basebol (fornecido pela Hokkaido Television Broadcasting Co., Ltd. e GAORA INCORPORATED), vídeo filmado por uma câmara IP e tráfego comum (como navegação na Web). Com base nos resultados desta demonstração, é possível optimizar a alocação dos recursos de rede para cada serviço.

“No futuro, a NEC utilizará os resultados desta demonstração, incluindo o Controlador de Serviços Sensível ao Contexto e soluções de virtualização de rede, para promover a aplicação de SDN/NFV e contribuir para serviços de comunicação avançada que permitam às operadoras de telecomunicações optimizar a alocação dos recursos de rede”, afirmou Shigeru Okuya, Vice-presidente Sénior da NEC Corporation.

Via NEC Corporation.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version