Intel apresenta processador com 28 núcleos na Computex 2018

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A estrela da apresentação da Intel na edição de 2018 da Computex foi um novo Core i9, o primeiro processador para computadores de secretária que dispõe de 28 núcleos. Para além desta informação, não foram revelados muitos mais detalhes técnicos acerca deste novo processador. A Intel diz que o i9 chegará ao mercado antes do fim deste ano. Vários analistas apontam que terá um preço a rondar (ou mesmo superior) a 2000 dólares.

Edição de aniversário Core i7-8086K

Para celebrar os 50 anos da empresa, a Intel planeia lançar uma versão de aniversário com a icónica referência ‘8086’, uma homenagem ao processador que estava presente nos primeiros PC e que deu o impulso inicial para fazer da Intel o que é hoje.

Tecnicamente o Core i7-8086K é um processador de oitava geração com seis núcleos e 12 threads. A velocidade base é de 4GHz, mas pode chegar aos 5GHz em modo Turbo. Este é dos primeiros processadores da empresa a atingir esta velocidade sem a necessidade de se recorrer a métodos de overclocking para o acelerar.

Tal como aconteceu com o i9 de 28 núcleos, a Intel não deu grande informação técnica nem disse quanto é que irá custar. A única informação oficial que foi dada é que estará à venda no dia 6 de Junho.

As novas arquitecturas

A Intel apresentou também duas noivas arquitecturas, designadas Whiskey Lake e Amber Lake que irão substituir a actual Kaby Lake-R.

A arquitectura Whiskey Lake é baseada no processo de 14nm++ em vez do processo de 10nm. Os processadores produzidos com esta arquitectura serão da série U com um consumo de energia na região dos 15W. Já os Amber Lake serão da série Y com consumos de 4,5 W para utilização em computadores ultra-portáteis.

Segundo a Intel, com as novas arquitecturas os processadores vão ter ganhos de desempenho com dois dígitos em relação aos produtos que usam a arquitectura actual. Os processadores vão chegar ao mercado no final deste ano ou no início de 2019.

Novidades Optane

A tecnologia de memória Optane ganhou uma nova implementação M.2 e mais capacidade. Os novos módulos Optane 905P têm 380GB e podem utilizados em portáteis ou combinados em sistemas RAID NVMe até uma capacidade máxima de 1,5 TB, com taxas de transferência de 10GBps.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version