29000 filmes HD num único cartão de memória SD? Em breve vai ser possível!

A nova norma anunciada pela SD Association tem como objectivo melhorar a velocidade e aumentar substancialmente a capacidade dos cartões de memória.

Um destes dias todos os seus filmes, música e fotos vão caber num único cartão de memória SD. Independentemente do tamanho da colecção. Este é a promessa da nova especificação para estes cartões de memória anunciada pela SD Association, a entidade que define as normas de certificação para este tipo de cartões de memória.

Esta norma, chamada SD EXpress, define a adição de interfaces PCI Express e NVMe aos cartões de memória SD, o que vai aumentar muito as velocidades de transferência até um máximo teórico de 985 MB por segundo, que corresponde a quase o dobro da velocidade de transferência dos cartões da última geração. Esta especificação poderá ser aplicada a futuros cartões de memória SDXC e SDHC, no entanto será necessário adicionar mais pinos de ligação para suportar a maior largura de banda.

Ao mesmo tempo foi anunciado o novo formato SD Ultra Capacity (SDUC) que aumenta a capacidade máxima dos cartões de memória SD dos 2TB actuais (para os cartões SDXC) para uns impressionantes 128 TB. Isto tornaria possível a substituição de discos rígidos utilizados em várias aplicações, nomeadamente em sistemas de armazenamento em massa, NAS ou computadores de secretária.

Se traduzirmos o aumento de capacidade para números, vai corresponder a gravar cerca de 29000 filmes em HD num único cartão de memória de 128 TB. Se partirmos do principio que uma fotografia digital ocupa 5MB, o mesmo cartão poderia conter mais de 26 milhões de fotografias, ou ainda 16 milhões de ficheiros de música que ocupem 8 MB cada.

Olhando para aplicações reais, estes novos cartões de memória SD com mais capacidade e velocidade podem facilitar muito a vida de quem quiser criar conteúdos de vídeo em 4K, 8K, ou mesmo em realidade virtual.

Categorias
HardwareNotícias

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link