App da Liga Espanhola de Futebol usada para espionagem

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

‘La Liga de Fútbol Profesional’, o organismo que gere o campeonato de futebol do país vizinho admitiu que se serve da sua aplicação oficial para transformar os utilizadores em espiões à força.

Segundo o jornal espanhol ‘El Diario‘ a aplicação da Liga Espanhola de Futebol activa automaticamente o microfone do smartphone cada vez que o GPS do dispositivo indica que o utilizador está num café ou bar durante um jogo de futebol. Tudo só para ouvir o que se passa no sítio onde o utilizador se encontra para depois determinar se está ver a jogo através de um stream pirata.

A justificação que a Liga deu para este acto de espionagem (e de atropelo da privacidade dos utilizadores), prende-se com a luta contra as emissões ilegais de jogos que, segundo a Liga, já lhe custaram mais de 150 milhões de euros. Ainda segundo esta entidade, os dados recebidos a partir dos microfones dos smartphones não vêm sob a forma de áudio, mas sim de código e que também não guarda nenhuns dados localmente. Esta situação foi revelada por causa de uma alteração dos termos de utilização da aplicação que se ficou a dever às novas regras impostas pelo Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) da União Europeia, que entrou em vigor há pouco tempo.

A ‘La Liga’ defende-se com o facto de que os utilizadores darem permissão à aplicação para utilizar o microfone quando instalam a aplicação. A Agência Espanhola de Protecção de Dados (AEPD) já está a investigar. A lição a tirar disto é ler sempre os termos e condições de utilização das aplicações antes de se dar consentimento para utilizarem os recursos dos dispositivos.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version