AMD ultrapassa Intel na guerra dos núcleos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Horas depois da Intel ter apresentado na Computex 2018 o seu novo processador Core i-9 com 28 núcleos, capaz de chegar aos 5GHz, na apresentação feita na mesma feira, a AMD subiu a parada para os 32 núcleos. A segunda geração do Threadripper terá uma versão que junta 8 processadores Ryzen num único componente com 32 núcleos. Este chip consegue processar 64 threads de cada vez e será compatível com as motherboards actuais.

O único detalhe técnico que a AMD revelou é que o Threadripper de segunda geração será construído através de um processo de 12 nm e que chegará ao mercado lá mais para fim deste ano.

O cooler de série do Threadripper 2. Comparação de escala com um iPhone X. Foto: Vlad Savov / The Verge

O cooler de série que acompanha o Threadripper é fabricado pela Cooler Master e é um dos maiores sistemas de dissipação de calor de sempre a ser distribuído em conjunto com um processador.

Também há um GPU novo. Mas não é para jogar.

O GPU Radeon Vega de 7nm. Foto: Vlad Savov / The Verge

A AMD também aproveitou a sua conferência na Computex 2018 para mostrar um protótipo do seu novo processador gráfico fabricado através de um processo de 7nm. Este novo chip Radeon Vega fará parte da linha AMD Instinct que é dirigida para aplicações de ‘machine learning’, por isso será utilizado primariamente em estações de trabalho e servidores. No entanto a CEO da AMD, Lisa Su, indicou que esta tecnologia também chegará às placas gráficas de consumo.

A AMD não revelou muitos detalhes acerca do novo GPU, mas sabe-se que inclui 32 GB de memória HBM2 (High Banwidth Memory).

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version