Vídeo da ESA mostra a cratera Neukum de Marte

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou um vídeo, baseado em imagens captadas com a câmara da sonda Mars Express, que mostra a cratera Neukum, com 102 km de largura, no hemisfério sul do planeta Marte.

A cratera situada em Noachis Terra, uma das regiões mais antigas conhecidas de Marte e com pelo menos 3,9 mil milhões de anos, recebeu este nome em homenagem ao físico alemão e cientista planetário, Gerhard Neukum, um dos fundadores da missão Mars Express da ESA, que liderou o desenvolvimento da câmara estéreo de alta resolução da Mars Express.

Esta cratera de impacto tem uma história geológica diversificada. Particularmente marcantes são os campos de dunas escuras, provavelmente compostos de material vulcânico trazido e moldado pelos ventos fortes.

O interior superficial da cratera foi preenchido por sedimentos ao longo da sua história. Com o tempo, a borda da cratera sofreu variados graus de colapso, com deslizamentos de terra e material caído visíveis nas paredes da cratera.

Via Agência Espacial Europeia (ESA).

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version