Portugal destaca-se na Intel ISEF

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Vencedores Intel ISEF

Foram quatro os projectos que este ano representaram Portugal na Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF) de Pittsburgh, Pensilvânia.

Para Portugal veio o 2º Prémio atribuído pela Society for Science & the Public ao projecto de Ciências do Ambiente desenvolvido por Eduardo Nogueira, Francisca Martins e Gabriel Silva do Colégio Luso-Francês, no Porto.

Os jovens estudantes conquistaram o 2º Prémio da categoria de microbiologia com o projecto ShealS – Sea Heals Soil, desenvolvido na área da Ciências. Como explicam os autores “o projecto ShealS visa a criação de um fungicida natural à base de extractos de algas da costa portuguesa para combate a Phytophthora cinnamomi, um oomiceta que não reage a qualquer fungicida comercialmente disponível e que se encontra incluído na lista dos 100 fitopatogénicos exóticos invasores mais prejudiciais a nível mundial.

Como as macroalgas marinhas aumentam a defesa das plantas contra agentes patogénicos, foram utilizados extractos de três macroalgas marinhas, com o objectivo de testar o seu poder inibitório. A macroalga Corallina sp. inibiu o crescimento fúngico em 63%, o que se configura como um agente biológico promissor para um futuro combate à doença-da-tinta”.

Em Portugal é a Fundação da Juventude que promove anualmente o Concurso de Jovens Cientistas a partir do qual muitos estudantes, do ensino pré-universitário, alcançam a possibilidade de mostrar o seu trabalho a nível internacional.

Segundo Francisco Maria Balsemão, Presidente da Fundação da Juventude, “é importante que apoiar e fomentar o desenvolvimento científico em Portugal, o qual estes jovens provam que pode começar bem cedo nas escolas. Apesar de sermos um país pequeno já alcançámos uma quota de participação significativa”.

Via Fundação da Juventude.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version