O que foi apresentado na Microsoft Build 2018

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 9 min

Na apresentação principal da Build 2018, que decorreu em Seattle, o CEO da Microsoft, Satya Nadella anunciou um novo programa de inteligência artificial para a acessibilidade, mais funcionalidades para o sistema de realidade mista do Windows e novos serviços e parcerias para os serviços de cloud Azure, que giram à volta de inteligência artificial, drones e a Internet da Coisas.

Ainda durante a apresentação de ontem, o CTO (Chief Technology Officer) da Microsoft Kevin Scott, o director da divisão de Cloud, Soctt Guthrie e o director da divisão Windows, Joe Belfiore também apresentaram novos produtos, que vão desde ferramentas de desenvolvimento de aplicações blockchain e Microsoft 365, a plataforma de produtividade Cloud para empresas, que inclui o Office 365, e a tão falada entrada das funcionalidades do Windows 10 nas plataformas móveis.

Aqui fica um resumo dos principais anúncios feitos no arranque da conferência.

Cortana torna-se amiga da Alexa

Foi feita uma demonstração das funcionalidades de integração do assistente de voz Cortana, incluído no Windows 10 (mas que, infelizmente, ainda não está disponível na versão portuguesa do sistema operativo), com o assistente por voz Alexa (também não disponível oficialmente em Portugal), da Amazon. Nessa demonstração foi pedido à Alexa, através de um dispositivo Amazon Echo, que abrisse o assistente Cortana num PC Windows. A demonstração mostra as possibilidades da integração dos dois sistemas, mas ainda está longe de ser um produto final.

 

Inteligência artificial ajuda na acessibilidade

Tendo por base a iniciativa AI for Earth, a Microsoft está a adaptar a sua inteligência artificial a outra causa: ajudar pessoas com deficiência. Para tal, Satya Nadella anunciou um programa com duração de cinco anos e que vai custar 25 milhões de dólares, para apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias para ajudar as pessoas com deficiência. Embora Nadella não tenha dado grandes detalhes acerca deste programa, sabe-se que as tecnologias desenvolvidas através do programa AI for Acessibility serão integradas na infra-estrutura de Cloud da Microsoft.

Parcerias

Foram anunciadas duas grandes parcerias com a fabricante de processadores para dispositivos móveis Qualcomm e com o fabricante chinês de drones DJI. A DJI está a trabalha em conjunto com a Microsoft num novo SDK (sistema de desenvolvimento de aplicações) para Windows 10 que dará aos utilizadores do sistema operativo Windows controlo de voo e transferência de dados em tempo real em todos os modelos de drones da empresa a partir de um PC.

A Microsoft a DJI também vão desenvolver serviços Azure IoT Edge e de inteligência artificial para aplicações agrícolas, construção civil, segurança pública e noutras aplicações em que possam ser utilizados drones.

Já a pareceria com a Qualcomm está quase exclusivamente centrada no serviço Azure IoT Edge. As duas empresas estão a desenvolver um kit de desenvolvimento para inteligência artificial para utilização em câmaras IoT. Esta tecnologia combina os serviços Azure Machine Learning com a Vision Intelligence Platform e o AI Engine da Qualcomm numa combinação de hardware e software. Segundo a Microsoft, estas câmaras IoT serão capazes de executar serviços cognitivos e transmitir dados em tempo real à medida que as câmaras digitalizam e processam a informação visual.

O Kinect não está morto!

Depois de ser aplicada ao headset HoloLens, a tecnologia base de reconhecimento de movimento do sensor Kinect será agora aplicada a um novo dispositivo IoT.

O Project Kinect for Azure combina um conjunto de sensores que incorporam a tecnologia Kinect de quarta geração, a câmara de profundidade Time of Flight e um sistema de cálculo de inteligência artificial num pequeno dispositivo para utilização profissional. Este dispositivo também incluirá um conjunto de microfones a 360 graus, uma câmara RGB e um acelerómetro. O novo equipamento utiliza os serviços de inteligência artificial incluídos no Azure para aumentar a precisão e campo de visão no reconhecimento de movimentos das mãos e mapeamento espacial. Esta tecnologia pode ser aplicada em várias situações de recolha de dados em tempo real.

Realidade mista

A Microsoft anunciou novas formas de utilização do seu headset de realidade mista HoloLens e de todos os membros do ecossistema de dispositivos deste tipo fabricados por parceiros que utilizam outras aplicações e serviços da Microsoft. A Microsoft Remote Assist é uma nova aplicação de colaboração que permite a trabalhadores de várias indústrias fazerem chamadas de vídeo mãos-livres, partilha de imagem e anotações em realidade mista que sincronizam com o Microsoft 365 e com o Microsoft Teams. Também foi apresentada -a aplicação Microsoft Layout que permite a importação de modelos 3D de espaços para utilização como hologramas no HoloLens ou em realidade virtual com os headsets de realidade mista fabricados por terceiros.

Azure Blockchain Workbench

No campo do Blockchain a Microsoft anunciou uma antevisão pública de um novo serviço chamado Azure Blockchain Workbench que serve para simplificar o desenvolvimento de aplicações blockchain através da ligação da aplicação descentralizada com serviços Cloud como o Azure Active Directory, Key Vault e bases de dados SQL. Segundo a Microsoft este serviço consegue reduzir substancialmente o tempo de desenvolvimento através da automatização da configuração da infra-estrutura.

Mais serviços de Cloud inteligentes

A inteligência artificial está em alta na Microsoft e prova disso é a grande quantidade de novos serviços que a utilizam de várias formas. O primeiro foi o novo Speech Device SDK que permitirá aos programadores desenvolver aplicações de processamento de áudio mais avançadas para sistema de atendimento ao público, sistemas para controlo de automóveis, colunas inteligentes e assistentes digitais. Este SDK não só oferece melhor reconhecimento de voz, mas também cancelamento de ruído e captação de som mais distante.

Depois foi a vez do Project Brainwave, um projecto de processamento deep learning que a Microsoft está a desenvolver para o Azure Stack e Azure Data Box. Seguidamente foi o novo sistema de reconhecimento de voz para aplicações de ditado e o Microsoft Bot Framework que permite manter diálogos mais ricos. Por fim, foram apresentados um novo sistema de busca que utiliza serviços de inteligência artificial e a nova plataforma Windows Machine Learning que serve para os programadores construir e treinar modelos de aprendizagem mais facilmente e depois implementá-los offline em máquinas mais pequenas, como PC.

Microsoft 365

Foram anunciadas novidades para o Microsoft 365 como as novas API ligadas ao Microsoft Graph que facilitam a personalização de aplicações de produtividade. As empresas também podem agora publicar aplicações na loja de aplicações Teams.

Cartões

A Microsoft anunciou uma nova app chamada Your Phone que liga o smartphone do utilizador a uma janela no PC para sincronizar mensagens, fotos e notificações entre dispositivos. A aplicação chegará ao Windows Insider Program esta semana. Foi também apresentado um novo launcher para Android que suporta completamente o novo Timeline do Windows 10.

O Microsoft 365 também terá um novo elemento na interface de utilização, chamado Adptive Cards. Estes cartões, que funcionam com o Outlook e com o Teams permitem aos utilizadores a conteúdos interactivos directamente nas mensagens. Por exemplo, um utilizador pode aprovar despesas, ou qualquer outra coisa, directamente no Outlook através de um Adaptive Card.

Windows Timeline chega ao iOS

A nova Timeline chegou ao Windows com a última actualização do Windows, lançada há pouco tempo e permite-lhe ver todas as aplicações, páginas e actividades que utilizou no computador organizadas cronologicamente. Esta funcionalidade já funcionava parcialmente em dispositivos iOS com o browser Edge, mas agora será possível utilizar o sistema completamente nestes dispositivos.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version