IBM lidera iniciativa global “Call for Code”

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
Call for Code

A IBM e um conjunto de outras organizações lançaram a “Call for Code”, uma iniciativa global que vai juntar programadores das startups, das universidades e das empresas para ajudar a resolver uma das questões sociais mais urgentes do nosso tempo: prevenir, responder e recuperar de desastres naturais.

Através do “Call for Code”, a IBM, a David Clark Cause, uma organização reconhecida em iniciativas relacionadas com causas inspiradoras, e o Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, no âmbito dos seus programas e acções humanitárias, juntam forças com “o objectivo de garantir a participação de grupos afectados nos esforços de preparação, resposta e recuperação, chamando a atenção para as populações mais excluídas e marginalizadas”.

O “Call for Code” também integra a estratégia da Cruz Vermelha Americana em novas formas de oferecer apoio às vítimas de desastres.

O “Call for Code” convida todos os programadores a criarem novas aplicações destinadas a ajudar as populações a estarem melhores preparadas para desastres naturais.

Por exemplo, os programadores podem criar uma solução que, através de dados meteorológicos, alerte as farmácias de que devem aumentar o stock de medicamentos e até de água engarrafada, tendo em consideração as previsões de mau tempo.

Ou criar uma aplicação que consiga prever onde os desastres naturais terão mais impacto por forma a que as equipas de emergência possam ser enviadas antecipadamente para o local e em números adequados para tratar os necessitados.

O investimento de 30 milhões de dólares da IBM, em cinco anos, financiará o acesso a ferramentas de programação, a tecnologias de código aberto e a formação com especialistas.

A equipa vencedora receberá um prémio financeiro e apoio a longo prazo para ajudar a transformar o protótipo numa solução concreta. Este suporte aos programadores será feito através da parceria da IBM com a Linux Foundation.

Além do suporte ao desenvolvimento, a equipa vencedora pode juntar-se ainda a uma das equipas do Corporate Service Corps (CSC) da IBM para aplicar a sua ideia em benefício de uma comunidade local.

As equipas do IBM CSC são especialistas multidisciplinares da IBM que passam quatro a seis semanas em comunidades necessitadas em todo o mundo para aplicar tecnologia e conhecimentos para resolver problemas locais e identificar oportunidades melhoria.

Via IBM.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version