ESET relembra importância de uma password segura

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
ESET

A falta de conhecimento sobre boas práticas de segurança e a implementação das mesmas leva a problemas como passwords pouco seguras ou o uso da mesma password em múltiplas contas. Hoje, no Dia Internacional da Password, a ESET “relembra a importância de levar a sério a segurança das passwords”.

Em teoria, qualquer password tem o potencial para ser segura, desde que se aplique algum cuidado. Reutilizar passwords “é expectável em serviços de baixo risco, mas ao usar a mesma password para vários sites, mesmo que ligeiramente modificada, está potencialmente a conceder a um hacker acesso a contas mais importantes com senhas partilhadas”.

Se é certo que nem todos os utilizadores se lembrarão de frases de segurança distintas para cada conta ou serviço online, “uma frase única, longa e complexa é um bom primeiro passo”.

David Harley, Investigador da ESET, acredita que “uma frase grande ajuda, mas acautela que os “ataques de dicionário” – executados por software que tenta descobrir uma password usando todas as palavras num dicionário – também incluem frases comuns”.

Segundo a ESET, o tamanho é mais útil do que a complexidade, desde que não se use apenas uma palavra: passwords longas, mas compostas por várias palavras, são mais seguras que senhas mais curtas.

Outros métodos “partem do princípio que o utilizador tenha o bom senso de não cometer erros habituais, como usar o seu próprio nome ou data de nascimento, ou até detalhes que cibercriminosos possam obter através de uma simples visita a um perfil de Facebook”.

A ESET não recomenda usar dados pessoais nas passwords. O nome de um animal de estimação, seguido da data de lançamento de um filme favorito e de uma breve descrição de um livro não deixam de ser elementos pessoais, mas que conjugados se tornam algo muito mais difícil de descobrir.

A ESET recomenda ainda que aplique boas práticas de passwords, e que se mantenha informado sobre as mais recentes tendências de cibersegurança.

Via ESET.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version