Comissão Europeia selecciona projecto SENSIBLE para ser apresentado no “Cleantech Capital Day”

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
Projecto SENSIBLE

O projecto SENSIBLE, de 15 milhões de euros, foi seleccionado pela Comissão Europeia (CE) para ser apresentado no “Cleantech Capital Day” em Malmo (Suécia), como um projecto inovador na área de energia. Este ano, o evento “Cleantech Capital Day” realiza-se nos dias 22 e 23 de Maio.

O SENSIBLE foi, assim, visto pela Comissão como “um projecto que está a desenvolver soluções em áreas chave e prioritárias para a União Europeia em termos de investigação e desenvolvimento, tais como: armazenamento de energia, tornando possível a poupança de energia eléctrica consumida e a gestão mais eficiente e fiável da rede eléctrica”.

Existem quatro instituições portuguesas a trabalhar neste consórcio, são elas a EDP Labelec, a EDP Distribuição, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e a Siemens Portugal.
Portugal é um dos locais onde as tecnologias estão a ser testadas, mais precisamente na aldeia de Valverde, em Évora. Também em Nottingham (Reino Unido) e Nuremberga (Alemanha) existem áreas de demonstração.

No que diz respeito a Portugal, o projecto está focado em “demonstrar o benefício da integração de sistemas de baterias na rede de distribuição e das soluções de autoconsumo a nível residencial, e como a flexibilidade pode beneficiar simultaneamente o operador da rede e o consumidor, através de novos modelos de negócio e mecanismos de mercado”.

“A integração de soluções distribuídas de armazenamento de energia é considerada essencial para permitir uma maior integração de produção de energia eléctrica por fontes renováveis. O armazenamento de energia através por exemplo de baterias permite-nos utilizar a energia produzida pelas fontes renováveis nas horas de maior consumo ou ainda alimentar as nossas casas quando existem problemas na rede eléctrica”, explicou Clara Gouveia, investigadora sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.

Via INESC TEC.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version