Tecnologia portuguesa a caminho de Marte

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
ISQ

O Grupo ISQ está envolvido num novo projecto para a exploração de Marte. Trata-se de um projecto desenvolvido para a Agência Espacial Europeia (ESA), coordenado pela Amorim, que conta com a participação do ISQ, do PIEP e da Critical Materials.

O objectivo das duas missões, Mars Sample Return (NASA e ESA) e Phootprint – Phobos Sample Return (ESA), é o de recolher o rególito marciano e de seguida transportá-lo para o planeta Terra.

O projecto desenvolvido por este conjunto de entidades portuguesas teve como objectivo o desenvolvimento de um sistema de escudo de protecção térmica e amortecimento de choques na aterragem a incorporar nas duas missões referidas anteriormente.

Este projecto foi composto por diversas fases: a engenharia, a construção e testes do demonstrador do escudo de protecção térmica e amortecimento de choques na aterragem.

A Amorim, líder do projecto, construiu o demonstrador, enquanto a Critical Materials procedeu ao desenvolvimento da engenharia. O ISQ e a PIEP ficaram encarregues dos testes de desenvolvimento, sendo que o ISQ ficou também responsável pelos testes de validação final do demonstrador, executados nas suas instalações de Castelo Branco.

Durante a fase de desenvolvimento tecnológico do sistema foram realizados ensaios mecânicos, ensaios de condutividade térmica, de calor específico, de impacto e de caracterização de materiais. Este sistema será colocado num veículo que trará amostras de Marte para a Terra. Na fase de validação final foi realizado um ensaio de impacto, onde foi simulada a aterragem da sonda.

Via Grupo ISQ.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version