Segundo o relatório IBM X-Force aconteceram menos falhas de segurança em 2017

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
IBM X-Force Report 2018

A IBM Security apresentou os resultados do IBM X-Force Threat Intelligence Index 2018, constatando que o número de falhas de segurança caiu quase 25% em 2017, com os cibercriminosos a mudarem a forma de actuação, mais focada agora no lançamento de ransomware e em ataques com o objectivo de destruir ou bloquear dados que envolvam a contrapartida de pagamento de um resgate.

O IBM X-Force Threat Intelligence Index 2018 tem por base informações e observações de dados analisados através de centenas de milhões de terminais e servidores protegidos em quase 100 países no ano de 2017.

O IBM X-Force monitoriza dezenas de milhões de ataques de spam e phishing diariamente, e analisa ainda milhões de páginas e imagens da Web para detectar actividades fraudulentas e casos de abuso de marcas.

No ano passado, foram reportados mais de 2,9 mil milhões de registos de segurança que foram comprometidos, representando uma descida face aos 4 mil milhões divulgados em 2016.

Embora o número de falhas de segurança e de dados violados ainda seja significativo, foi o ransomware a ganhar destaque em 2017, com ataques como o WannaCry, NotPetya e Bad Rabbit causando caos em todos os sectores.

Outros resultados incluem um salto de 424% nas violações relacionadas com a má configuração da infraestrutura de cloud, em grande parte devido a erro humano. Pelo segundo ano consecutivo, o sector de Serviços Financeiros sofreu o maior número de ciberataques, ou seja, 27% dos ataques em todos os sectores.

Via IBM Security.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version