Review – Lenovo Thinkpad X1 Carbon

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Posso ser suspeito por ter sido utilizador dos clássicos IBM Thinkpad, mas usar este Lenovo Thinkpad X1 Carbon é como prestar uma autêntica homenagem a uma família de modelos que conta já com 25 anos de vida.

E, verdade seja dita, a Lenovo tem conseguido manter-se fiel à “família” Thinkpad, razão pela qual já vendeu mais de cem milhões de Thinkpads, desde que adquiriu a divisão de computadores pessoais à IBM.

Mas voltemos ao X1 Carbon, um equipamento que se destaca por usar uma construção em fibra de carbono, de quatro camadas, reforçada com uma estrutura em magnésio. Isto garante que o chassis deste X1 Carbon seja o mais fino de sempre da família Thinkpad, mas capaz de oferecer uma maior robustez, tornando-o à prova de salpicos, quedas (pequenas) e choques.

Thunderbolt 3.0

Por ser tão estreito, a Lenovo viu-se obrigada a recorrer a portas mais estreitas, como duas USB 3.0, duas Thunderbolt 3.0 e uma porta proprietária que, através de um adaptador, serve para ligar o X1 Carbon a uma ligação Gigabit Ethernet Lan.

As portas Thunderbolt 3.0, que utilizam o formato USB C (ou Type C), permitem ligar desde dispositivos multimédia Thunderbolt, tirando partido da elevada largura de banda (até 40 Gbps), monitores 4K através do DisplayPort e dispositivos USB Type C.

 

Típico Thinkpad

Ignorando o monitor, que usa a clássica dobradiça de 180 graus da Lenovo e reproduz uma imagem de elevada qualidade, em resolução FullHD num monitor de 14 polegadas IPS, este X1 Carbon destaca-se por se manter fiel ao clássico teclado Thinkpad, com teclas de grandes dimensões e muito confortáveis de usar, touchpad de grandes dimensões e trackpoint a meio do teclado.

Ao contrário dos modelos antigos da IBM, este Lenovo dispensa o uso de um LED a projectar luz para o teclado, já que este é totalmente retroiluminado. Por se tratar de um equipamento empresarial, temos presente um sensor de impressões digitais junto ao touchpad, e uma webcam compatível com o sistema de reconhecimento facial Windows Hello, fundamental para abrir sessão no Windows 10 Pro instalado neste equipamento.

Infelizmente, o facto de ser um equipamento empresarial, bem como as suas dimensões, revela uma limitação em termos de desempenho gráfico, especialmente tendo em conta a limitada controladora gráfica integrada (Intel HD Graphics 620), embora compense no resto pelos 16 GB de memória RAM e 512 GB SSD NVMe.

Ponto final

Com o Thinkpad X1 Carbon, a Lenovo consegue manter-se fiel à herança Thinkpad, criando um ultrabook empresarial de excelência, com uma qualidade de construção fenomenal, funcionalidades interessantes e eficazes, e um bom desempenho geral.

+ Qualidade de construção
+ Teclado perfeito
– Desempenho gráfico limitado

Medições: 3,8
Experiência: 2
Preço: 2
Nota final: 8

Distribuidor: Lenovo
Site: lenovo.com
Preço: €2234,90

PCMark 8 Work PCMark 8 Home PCMark 8 Battery 3DMark 11 Cloudgate
3285 2911 412 minutos 6027

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Processador: Intel Core i7-7500U a 2,7 GHz (3,5 GHz em Turbo Boost)
Memória: 2 x 8 GB DDR3
Armazenamento: 512 GB SSD
Placa Gráfica: Intel HD Graphics 620
Ecrã: 14 polegadas IPS (1920 x 1080)
Ligações: 2 x USB 3.0, 2 x Thunderbolt 3.0, Ethernet Lan, HDMI, MicroSD
Dimensões: 323,5 x 217,1 x 15,95 mm
Peso: 1,14 Kg

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version