Novo rumor aponta para o lançamento da Playstation 5 ainda este ano

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Com a PS4 Pro e a Xbox One X já firmemente estabelecidas no mercado já se está a olhar para as consolas da próxima geração. A Playstation 4 já faz cinco anos este ano e já circulam notícias de que a Sony já começou a distribuir kits de desenvolvimento da nova Playstation 5.

Segundo um artigo publicado no site SemiAccurate, a nova Playstation 5 usará um processador AMD Zen, baseado na arquitectura Navi, construído à medida e que inclui algumas funcionalidades de aceleração para realidade virtual. Segundo o autor do artigo, a quantidade de kits de desenvolvimento da Playstation 5 que foram distribuídos pelas editoras não põe fora de questão um lançamento ainda este ano.

A ser verdade, o facto de a Sony não ter dado qualquer indício de que iria haver uma nova consola este ano é estranho visto que, por esta altura, no ano de lançamento da Playstation 4 já se sabia que ia ser lançada uma nova consola.

No entanto, a Sony pode não ter grande pressa para lançar uma nova consola, 2 anos depois do lançamento da PS4 Pro porque, quando a Playstation 4 foi lançada em 2013, uma das queixas dos utilizadores prendia-se com o facto de acharem que a evolução gráfica em relação à PS3 não tinha sido muita, apesar de haver um espaço de 7 anos entre o lançamento das duas consolas. Outro argumento contra um lançamento este ano é tem a ver com a tecnologia, desde o lançamento da PS4 Pro não tem havido nenhum melhoramento significativo no desempenho térmico e no consumo de energia dos processadores utilizados nas consolas. As últimas melhorias que foram introduzidas nos processadores foram as que permitiram criar a PS4 Pro e a Xbox One X, de uma forma que o aumento de velocidade de processamento não se traduziu em produtos que aquecem demais, fazem mais barulho e consomem mais energia que nas versões anteriores.

É mais que provável que os novos processadores Zen da AMD vão conseguir muito melhor desempenho que os que usam a arquitectura Jaguar utilizada até agora. Porém os ZEN são maiores e é aqui que as optimizações entram e, simplesmente, os Zen ainda não estão suficientemente optimizados. Isto faz com que seja muito mais provável que a PS5 seja lançada em 2019 ou mesmo em 2020.

A única forma que seria lógica para a Sony lançar uma consola tão cedo seria se mantivesse a compatibilidade com os títulos da geração anterior. Ao contrário das consolas até à PS3 e Xbox 360, em que se faziam grandes saltos tecnológicos de uma geração para outra, as consolas de hoje em dia utilizam a arquitectura X86 e, como sabemos, é simples manter a compatibilidade entre hardware de várias gerações que utilize esta arquitectura. O mesmo se aplica aos processadores gráficos.

Do ponto de vista económico a estratégia da Sony poderá ser a de manter as duas gerações em simultâneo, vendendo a PS4 como máquina de entrada de gama e a PS5 como máquina de topo. O que não deixa de ser arriscado porque os consumidores podem não perceber a necessidade de comprar uma nova consola, quando a que existe oferece desempenho e gráficos semelhantes.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version