ISQ testa foguetões no Centro Aeroespacial da ESA

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
ISQ

O ISQ iniciou esta semana uma missão empresarial ao Centro Aeroespacial da Agência Espacial Europeia (ESA) na Guiana Francesa. O ISQ está presente com equipas de controlo de qualidade e segurança e acompanha as operações, a preparação das cargas úteis e dos foguetões.

Portugal, através do ISQ, integra um consórcio Industrial (GIE – Grouping of European Companies), que ganhou um contrato para montagem, integração e teste de foguetões no CSG e assegura as actividades da equipa do ISQ em Kourou pelo menos até 2022.

O ISQ tem também em curso um projecto de desenvolvimento de tecnologia, para a ESA, cujo objectivo é identificar alternativas aos revestimentos com crómio assim como integra um consórcio, liderado pela portuguesa Amorim Cork Solutions, que está a desenvolver uma cápsula que utiliza cortiça e que vai permitir recolher amostras em Marte.

«O ISQ, no âmbito de um consórcio internacional, tem hoje uma equipa permanente na base aeroespacial em Kouru e tem vindo a participar em vários projectos da ESA – Agência Espacial Europeia. Começamos com um engenheiro, hoje temos uma equipa de sete pessoas e queremos crescer. Para isso vamos estar esta semana em Kouru com uma equipa especializada para reuniões e detalhar alguns projectos e gizar perspectivas de futuro. Portugal tem todas as condições para crescer neste sector e o trabalho feito por várias empresas portuguesas é reconhecido internacionalmente como de excelência», referiu Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Via ISQ.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version