INESC TEC organiza mostra tecnológica em comunicações e multimédia aplicadas a vários sectores de actividade

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
INESC TEC/ Open Day

No dia 11 de Maio, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) vai organizar uma mostra tecnológica sobre comunicações e multimédia e algumas das suas implicações nas áreas das Telecomunicações, Media Digitais, Saúde, Segurança, Energia, Mar e Agroalimentar.

O “Open Day” do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC vai decorrer, a partir das 14h00, no grande auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e vai incluir um debate entre cientistas e empresários sobre os desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial (IA) traz no âmbito das comunicações e multimédia.

“Temos dois objectivos principais para este evento do CTM. Por um lado, queremos fortalecer o diálogo entre a investigação científica e a indústria relativamente às tecnologias de comunicações e multimédia, realçando este ano a crescente importância e futuro impacto da inteligência artificial naquele contexto. Queremos dar resposta às seguintes questões: quais são os maiores desafios e oportunidades para a investigação e desenvolvimento científicos nas áreas das comunicações e multimédia? Como é que as empresas que se posicionam nestas áreas estão a planear adoptar a inteligência artificial?”, referiu Nuno Almeida, investigador do INESC TEC responsável pela organização do evento e docente da FEUP.

“A estratégia tem sido incluir, cada vez mais, os avanços obtidos nas áreas de machine learning e de IA nas nossas actividades de investigação e desenvolvimento”, concluiu o investigador.

Vão também estar em mostra veículos robóticos autónomos que, através de redes sem fios, conseguem operar durante várias horas e são capazes de executar missões remotamente, recolhendo múltiplos dados de navegação e de imagens.

Ou ainda, protótipos de reconhecimento facial que ajudem a reconhecer o utilizador em diversas situações, tais como autenticação nos smartphones, pagamento de transacções a partir de dados biométricos, entre outros.

Via INESC TEC.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version