Durante anos, o Facebook contou com Padrões de Comunidade que explicam o que permanece e o que sai da rede social. Hoje, o Facebook divulgou as directrizes que utiliza para reforçar esses padrões e dá aos utilizadores o direito de recorrerem das decisões que a rede social em relação às publicações individuais.
O Facebook decidiu publicar essas directrizes internas por dois motivos. Em primeiro lugar, as directrizes «ajudarão as pessoas a entender onde é traçada a linha em questões ambíguas».
Segundo, porque «disponibilizar esses detalhes torna mais fácil para todos, incluindo especialistas em diferentes áreas, darem feedback ao Facebook para que possa melhorar as directrizes – e as decisões que são tomadas – ao longo do tempo».
Todas as semanas, a equipa do Facebook procura informações de especialistas e organizações externas com o objectivo de compreender melhor as diferentes perspectivas sobre segurança e expressão, assim como o impacto das políticas em diferentes comunidades em todo o mundo.
Com base nesse feedback, assim como nas mudanças nas normas sociais e na linguagem, os «padrões do Facebook evoluem com o tempo».
Os responsáveis pelo Facebook referem que a rede social «deve também ser um sitio onde as pessoas possam expressar as suas opiniões livremente, mesmo que algumas pessoas considerem essas opiniões questionáveis.
Isto pode ser um desafio, dada a natureza global do serviço do Facebook, e é por isso que a equidade é um principio tão importante: o Facebook pretende aplicar esses padrões de forma consistente e justa a todas as comunidades e culturas».
No próximo ano, o Facebook vai desenvolver uma funcionalidade que irá permitir às pessoas recorrerem às decisões da rede social.
Como primeiro passo, hoje é lançado um recurso para publicações que foram removidas por nudez / actividade sexual, incitação ao ódio ou violência explicita. Se uma fotografia, vídeo ou publicação foi removida porque viola os Padrões de Comunidade, o utilizador será notificado e terá a opção de solicitar uma revisão adicional.
Isto levará a uma revisão pela equipa do Facebook (sempre por uma pessoa), em norma dentro de 24 horas. Se o Facebook tiver cometido um erro, o utilizador será notificado, e a sua publicação, fotografia ou vídeo será restaurado.
Via Facebook.