Depois do e-commerce, o tv-commerce também tem espaço na televisão

Por: Cátia Rocha
Tempo de leitura: 3 min

A yubuy surgiu em 2015 como uma aposta de estratégia do grupo InnoWave. Através das boxes das diferentes operadoras, é possível que os utilizadores recorram à televisão para fazer compras, dispensando o computador ou o smartphone.
De acordo com os fundadores da empresa, a yubuy é «uma plataforma inovadora de comércio eletrónico que permite, com poucos cliques no telecomando, efectuar compras de produtos e serviços directamente na televisão», através de uma aplicação».

É lá que é possível encontrar diferentes catálogos de produtos e serviços que já incluem comida para fora, suplementos alimentares, vinhos ou livros. O utilizador escolhe aquilo que pretende na televisão e confirma a compra. A morada fica automaticamente definida, já que a box está associada a um endereço específico.

Os responsáveis da yubuy explicam que a ideia do projecto partiu de uma aposta da InnoWave, que dedicou «uma equipa dedicada em exclusivo ao desenvolvimento do espaço de TV-commerce, com capacidades a nível mundial», explicando ainda que a startup beneficiou «muito por ter nascido no grupo».

Os primeiros passos foram dados com a oferta de encomenda de comida para entrega em casa, iniciando-se depois os trabalhos para a criação de um marketplace com outras potencialidades – e outros serviços.

À procura de novos parceiros e serviços

Depois da concepção da ideia, em 2015, era preciso fazer chegar ao mercado a plataforma. Os responsáveis da yubuy explicam que o modelo de negócio, na actual fase do projecto, é de «partilha de receitas, através de comissões em proporção das vendas efectuadas».

Em relação à resposta do mercado, os responsáveis dizem que estão a ter um bom feedback e que o público está a «aderir a esta nova forma de fazer compras», indicando que já ultrapassaram os «1,2 milhões de euros em vendas». Relativamente a números, a yubuy fala num funcionamento «em pleno no mercado nacional», com presença em cerca de «três milhões de lares» e «um milhão de visitantes».

Os responsáveis reforçam que se trata de uma «plataforma madura», mas isso não é sinónimo de trabalho concluído. «Estamos constantemente a desenvolver novas funcionalidades com o objectivo de melhorar a experiência do consumidor, mantendo a simplicidade de navegação».

Actualmente já com mais de «vinte lojas, dois canais autorizados de grelha e presença nos três principais operadores de televisão», a yubuy está «constantemente à procura de novos parceiros fornecedores de bens e serviços», com o objectivo de «aumentar a oferta». Nos próximos tempos, a yubuy quer dedicar-se a «novos desafios na área da publicidade interactiva, da saúde e da responsabilidade social».

Etiquetas:
É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Exit mobile version