AMD lança actualizações de firmware para a vulnerabilidade Spectre

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Depois da Intel ter concluído o conjunto de actualizações para controlar a variante 2 da vulnerabilidade Spectre, ontem foi a vez da AMD anunciar os seus próprios planos para responder a esta ameaça. As actualizações anunciadas são válidas para todos os processadores a partir da arquitectura Bulldozer, mas o anúncio não especifica que processadores mais recentes têm de ser actualizados. Presume-se que todos até aos últimos Ryzen.

Estas actualizações da AMD foram anunciadas no mesmo dia em que Microsoft também lançou um conjunto de actualizações para Windows, que servem exactamente para responder ao problema de segurança colocado pela variante 2 da vulnerabilidade Spectre. No entanto as actualizações ao nível do sistema operativo são menos eficazes se não forem acompanhadas de uma actualização ao nível do BIOS do computador ou motherboard.

Tal como aconteceu no caso das actualizações para os processadores Intel, as actualizações de segurança para os processadores AMD não são descarregadas directamente a partir do site da AMD. Em vez disso, são os fabricantes de computadores e motherboards que têm a responsabilidade de criarem e distribuírem essas actualizações a partir do código disponibilizados pela AMD, que depois podem ser instaladas pelos clientes sob a forma de um novo firmware para o BIOS do seu hardware, um pouco como acontece com as actualizações para smartphones Android que são criadas pela Google, mas que têm de ser distribuídas pelos fabricantes de telefones.

Por isso, se quiser actualizar o BIOS do seu computador ou motherboard, dê uma vista de olhos às páginas de suporte no site do fabricante, ou utilize o utilitário de actualização de software para o seu hardware que normalmente está disponível no site do fabricante, para se certificar de que existem actualizações de firmware.

Se tiver dúvidas como se actualiza o BIOS do computador ou motherboard veja este guia que explica como o pode fazer.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version