Alunos do ISCTE-IUL criam sensor de medição de consumo eléctrico com tecnologia Cisco

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min
Cisco/ LoRaWAN

No passado mês de Março, um grupo de alunos da disciplina de Internet of Things (IoT) dos mestrados de tecnologia do ISCTE-IUL, enviou as primeiras mensagens originadas por um sensor de medição de valores de consumo eléctrico, construído pelos próprios com recurso à tecnologia Cisco LoRa.

A infraestrutura Cisco LoRa permite com uma única Gateway/Antena cobrir até 15 km de raio (30 km de diâmetro) em área “aberta”, onde poderão coexistir milhares de sensores dos vários casos de uso para Smart Cities.

Estes sensores permitem obter dados em tempo real de diversas fontes de informação, sendo utilizados em ferramentas de apoio à tomada de decisão que «resultam em benefícios e optimizações nos processos de melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade, contribuindo para um melhor conhecimento da dinâmica urbana e uma melhoria na qualidade de vida».

Em alguns casos de sucesso, relacionados com a monitorização e gestão de recursos hídricos, resíduos, iluminação pública, espaços urbanos, entre muitos outros, foi «possível comprovar que a utilização de uma rede LoRa para a comunicação de sistemas inteligentes e sensores, pode traduzir-se em reduções até 60% de custos directos, nomeadamente nos consumos de água, energia e combustível».

Via Cisco, ISCTE-IUL.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version