Startup NeuropsyAI vence Prémio EmpreendedorXXI para as regiões Norte e Centro de Portugal

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
BPI/ EmpreendedorXXI

A startup NeuropsyAI foi a vencedora do Prémio EmpreendedorXXI nas regiões Norte e Centro de Portugal, uma iniciativa impulsionada pelo BPI e o CaixaBank, através da gestora de capital de risco Caixa Capital Risc.

Como vencedora, a NeuropsyAI recebe um prémio de 5 mil euros e uma bolsa para participar no programa internacional de crescimento empresarial, Ignite Fast Track, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

A NeuropsyAI fornece aos clínicos (neurologistas, psiquiatras e neurorradiologistas) «relatórios personalizados de pacientes, que os ajudam a fazer diagnósticos, com antecedência e precisão, de vários distúrbios neuropsiquiátricos».

Esta empresa de Braga desenvolveu uma tecnologia que combina ressonâncias magnéticas, algoritmos de Inteligência Artificial e diagnósticos de doenças neurológicas para dar suporte ao diagnóstico precoce e preciso de doenças neuropsiquiátricas, como a doença de Alzheimer e Parkinson.

Artur Santos Silva, Presidente Honorário do BPI, presidiu à entrega do prémio tendo destacado que o «BPI espera que os Prémios EmpreendedorXXI sejam uma referência para as startups portuguesas e representem um impulso decisivo para os melhores projectos de empreendedorismo do país. Contámos com a participação de 148 empresas portuguesas, lideradas por muitos empreendedores que procuram todos os dias conquistar a confiança dos mercados e da sociedade, apesar dos obstáculos, e que contribuem para a criação de riqueza e de empregos, através da inovação, da criatividade e de muito trabalho».

Além da NeuropsyAI, foram também seleccionados, como segundo finalista, a Adapttech, empresa portuense que desenvolve tecnologias para melhorar a qualidade de vida de pessoas com limitações físicas, através da optimização da adaptação de próteses aos membros dos pacientes, e, como terceira finalista, a Lifetag Diagnostics, uma biotecnológica de Cantanhede que desenvolve produtos no âmbito do diagnóstico e medição de parâmetros metabólicos envolvidos em processos de doença.

Via BPI, CaixaBank, Caixa Capital Risc.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version