Review – Tenda P1002P

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Tenda P1002P

As redes powerline permitem fazer ligações entre dispositivos digitais usando a instalação eléctrica do local onde estão. Esta solução tem a vantagem de dispensar a passagem de cabos de rede, com todos os inconvenientes que isso acarreta.

Do lado menos bom, devido ao facto dos cabos eléctricos não terem uma blindagem eficaz contra a radiação electromagnética, as velocidades anunciadas nunca chegam perto das reais, visto que basta ligar um secador ou um micro-ondas para inundar a rede eléctrica de interferência, o que faz com que os dispositivos baixem a velocidade de fluxo de dados para evitar erros.

No entanto já não é tão mau como no principio da comercialização destes produtos devido aos grandes avanços que foram sendo feitos na tecnologia de processamento de sinal digital. Voltando a este P1002P, este kit não oferece qualquer tipo de ligação Wi-Fi, por isso, os utilizadores terão de ligar os dispositivos à rede powerline através dois cabos fornecidos. Cada dispositivo powerline tem duas entradas RJ-45 capazes de velocidades até aos 1000 Mbps.Os dispositivos têm, eles próprios, uma tomada. Isto faz com que não ocupem a totalmente a tomada onde estão ligados.

As ligações são facílimas porque os dois dispositivos estão pré-emparelhados. Assim, basta ligar cada um numa qualquer tomada. Ligar os dispositivos ás entradas e começa tudo logo a funcionar.

Para testarmos a velocidade usámos uma pasta com 4,7 GB e dois computadores de secretária cada um com interface de rede gigabit. O teste é simples: copiar os ficheiros de um lado para outro. Cronometrar o tempo que demora essa cópia e assim calcular a velocidade em MB por segundo.

Conseguimos uma velocidade máxima de 450 Mbps, o que, não sendo de todo igual à velocidade anunciada, permite fazer o que diz na caixa: interligar dispositivos como TV boxes, ou reprodutores Android para fazer stream de vídeo.

Ponto final

A velocidade não anda perto do anunciado, mas dá para o gasto. A facilidade de montagem é um ponto muito. O preço é excelente. Se necessita de montar uma boa rede powerline e não quer assassinar as suas finanças, este equipamento da Tenda é uma excelente opção.

+ Preço
+Facilidade de montagem e configuração
– Podia ser um pouco mais rápido

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 2
Preço: 4

Nota final: 8

Distribuidor: Fraggezstuff
Site: fraggezstuff.pt
Preço: €79,90

Especificações

Velocidade: 1000 Mbps
Padrão & Protocolo: HomePlugAV2 , IEEE 802.3,IEEE 802./3u,IEEE 802.3ab
Interface: 2 x 10/100/1000M (Ethernet Interface)
Consumo: máximo de 4,5 W (220 V/50 Hz)
Alimentação: AC 100~240 V 50/60 Hz 0,1 A

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version