Review – Netstor Mini Dual RAID Storage

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Netstor Mini Dual RAID Storage

A Mini Dual RAID Storage permite utilizar dois discos de 3,5 polegadas ou 2,5, se usar adaptadores. Estes dois discos podem ser configurados em modo RAID 0 ou 1 ou JBOD (Just a Bunch of Disks), a interface é USB 3.1 a funcionar através de uma entrada Type-C o que lhe permite ser utilizado directamente em computadores Mac de nova geração ou nos PC mais recentes. Se tiver uma máquina que não disponha de uma destas entradas pode sempre adquirir um adaptador.

A ventilação pode ser regulada através de um interruptor localizado na traseira, que permite definir três velocidades diferentes. Na velocidade mais baixa, a própria caixa, que é feita em metal, serve de dissipador de calor, o que faz com que fique algo quente ao fim de algum tempo. Mas também não faz praticamente barulho nenhum.

Voltando um pouco atrás, o sistema RAID pode ser configurado completamente por hardware, ou seja: o utilizador não precisa de instalar nenhum software no sistema operativo para configurá-lo. Basta usar o botão rotativo para escolher o modo preferido e depois premir o botão que está junto a ele para indicar que o modo está escolhido. Depois o sistema faz o resto.

A construção é muito boa e os discos podem ser carregados pela frente, tal como acontece em muitos sistemas RAID. A caixa é vendida sem discos, mas a Digicomp incluiu dois Seagate Ironwolf Pro de 4 TB desenhados para RAID. Normalmente, os discos para RAID não são os mais rápidos porque, nestes casos, os fabricantes preferem dar primazia à durabilidade que à velocidade. Desta forma, os resultados dos testes de medição podiam ser bastante melhores, se os discos fossem diferentes.

+ Versatilidade
+ RAID
– Preço

Medições: 3,21
Experiência de utilização: 3
Preço: 1

Nota final: 7

Distribuidor: Digicomp
Contacto: digicomp.pt
Preço: €221

Ficha técnica

Ligação: USB 3.1 Type-C
Interface para discos: SATA
Discos suportados: 3,5 e 3 polegadas
Modos RAID: RAID 0, 1, JBOD, SPAN
Dimensões: 205 x 120 x 65 mm

Velocidade de escrita (MB/s) 166
Velocidade de leitura (MB/s) 160

Ponto final

Esta é uma caixa para a construção de drives externas que oferece muitas opções em termos de versatilidade que passam pelos tipos de discos que podem ser usados, até aos diferentes modos RAID. O preço é que podia ser um pouquinho mais em conta…

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version