ISQ desenvolve o projecto SIM4.0

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min
ISQ/ SIM4.0

O Grupo ISQ, com apoio do PT2020 (instrumento SIAC), está a desenvolver o projecto SIM4.0 que visa a transferência de conhecimento científico e tecnológico sobre Sistemas Inteligentes de Monitorização (SIM) para o tecido industrial nacional (sobretudo PME), com incidência em três sectores alvo tradicionais: Bens de Equipamento, Componentes e Agroalimentar.

«Para além de melhorar o conhecimento das PME sobre os conceitos do paradigma i4.0, pretende-se que este projecto permita a aproximação entre as comunidades científica e industrial, através da demonstração em cenários industriais reais de resultados científicos e tecnológicos obtidos em ambiente controlado (laboratório), no decorrer de projectos de I&D», explicou Helena Gouveia, Coordenadora do Projecto SIM4.0.

O SIM4.0 irá facultar ferramentas que permitirão reduzir as falhas de informação e conhecimento sobre a utilização de tecnologias digitais em contextos reais, em indústrias tradicionais.

«Serão apresentados e demonstrados em cenários industriais distintos, exemplos práticos que visam mostrar o potencial da implementação de tecnologias avançadas (e.g., monitorização inteligente baseada em rede de sensores; análise de dados em tempo real; inteligência artificial), no aumento da eficácia, competitividade e sustentabilidade dos sistemas industriais portugueses», referiu Octávio Lopes, Assessor de Direcção.

Os workshops de sensibilização para os conceitos da i4.0 terão lugar a 13 de Março em Castelo Branco; 14 de Março em São João da Madeira; 15 de Março em Évora. A data de realização dos próximos workshops específicos aos sectores alvo serão anunciadas brevemente.

Via ISQ.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version