Como usar o EaseUS Data Recovery Wizard para recuperar ficheiros perdidos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min

Existem muitas razões para a perda de dados, desde o apagamento acidental até aos problemas mais complicados como erros no próprio sistema de armazenagem que podem fazer evaporar anos de trabalho, ou as memórias das férias. Mas nem tudo está perdido porque existem no mercado algumas ferramentas capazes de descobrir e recuperar esses dados para que os possa usar outra vez.

É o caso EaseUS Data Recovery Wizard, que existe em versão gratuita e paga, e é capaz de recuperar ficheiros perdidos pelas mais diversas causas. Pode descarregar o programa a partir daqui.

Como o nome indica, esta ferramenta tem um fluxo de trabalho em que o utilizador é encaminhado através de um conjunto de passos simples até ao objectivo final, que é o de recuperar os dados perdidos. Este guia foi escrito usando a versão para Windows, mas também está disponível para MacOS e os procedimentos são exactamente iguais.

Vejamos como funciona a recuperação:

1. Escolher a unidade

No primeiro passo tem de escolher a drive de onde quer recuperar os ficheiros.

Depois de instalar o programa, quer na versão gratuita como na paga, a primeira coisa será escolher a unidade de armazenamento ou a pasta onde quer que o programa procure os ficheiros desaparecidos. Se quiser especificar uma pasta, clique em ‘Specify a location’ e depois em ‘Browse’, para escolher a pasta. Por fim, clique em ‘Scan’.

 

2. Procurar ficheiros

De seguida o programa procura os ficheiros na drive. São feitas duas passagens.

De seguida, o programa fará duas buscas na drive seleccionada: ‘Quick Scan’ e ‘Deep Scan’. A primeira serve para encontrar os ficheiros apagados recentemente e a segunda, mais demorada, tenta encontrar e reconstruir os ficheiros apagados há mais tempo.

Ao fim de algum tempo começam a aparecer os resultados das buscas sob a forma de árvore de pastas igual à do Explorador de Ficheiros do Windows.

 

3. Escolher os ficheiros a recuperar

De seguida deve escolher o ficheiro, ou ficheiros, a recuperar.

Na parte de cima da janela estão indicações de tipos de ficheiros. Se clicar em cima de uma delas filtra a visualização e mostra unicamente o tipo de ficheiro correspondente. Por exemplo, se quiser apenas ver ficheiros de imagem clique em ‘Graphics’. Se quiser limitar ainda mais a um tipo de ficheiro de imagens específico, clique na seta e escolha um dos tipos identificados.

4. Recuperar

A última coisa a fazer é escolher o local ounde o easeUS irá colocar os ficheiros recuperados.

Para recuperar os ficheiros, pode clicar em cima da pasta para recuperar todos os que lá estiverem, ou pode abrir a pasta e escolher um a um.

Embora possa recuperar ficheiros antes do ‘Deep Scan’ estar terminado, o programa avisa-o de que, se o fizer, não garante que os consiga recuperar correctamente. Por isso, o melhor é mesmo esperar.

Depois de acabar o ‘Deep Scan’, na lista do lado esquerdo, para além das pastas, aparecem também as partições que foram apagadas da unidade escolhida. Isto permite ao utilizador recuperá-las e ao mesmo tempo todos os ficheiros que lá estavam guardados.

Depois de escolher o que quiser recuperar clique em ‘Recover’. De seguida o programa pergunta-lhe em que pasta quer guardar o ficheiro recuperado. Não deve guardá-lo para a unidade do qual o está recuperar porque isto pode impossibilitar a recuperação de outros ficheiros apagados que lá estejam. Se quiser recuperar mais ficheiros, repita o passo 4.

Este tutorial foi escrito usando os termos em inglês, mas o programa pode ser utilizador em Português.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version