Bosch desenvolve sistema eCall para carros e motociclos

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
Bosch/ eCall

De acordo com a Bosch, a partir de 31 de Março de 2018, o sistema de chamadas de emergência – eCall – passará a ser obrigatório em todos os novos automóveis da União Europeia.

Este requisito significa que um assistente digital estará ligado em permanência e em caso de acidente solicitará automaticamente apoio. Espera-se que permita salvar mais de 2500 vidas a cada ano e reduza em 15 por cento o número de feridos com gravidade.

Para alguns fabricantes automóveis o eCall não é novidade, uma vez que esta funcionalidade já fazia parte dos sistemas de navegação e infotainment dos seus veículos. Contudo, o que estava instalado nos automóveis era um sistema mais rudimentar.

O eCall da Bosch passa a ser não apenas um sistema de emergência, mas uma unidade de controlo de comunicações CCU, considerado o coração da mobilidade conectada. O CCU «regista o embate sempre que os airbags ou os retentores dos cintos de segurança são accionados e em segundos as equipas ou os serviços de emergência da Bosch são alertados».

O sistema eCall possui um botão SOS que os ocupantes podem usar manualmente para accionar o serviço de socorro. Em qualquer caso, uma chamada áudio é efectuada entre a equipa de emergência e os sinistrados para que possam ser trocados detalhes sobre o acidente.

Caso os ocupantes não respondam, a equipa desloca-se imediatamente ao local do acidente. Graças ao sistema de informação, baseado nas coordenadas de GPS, a equipa sabe, inclusivamente, em que direcção é que o acidente ocorreu.

A Bosch também desenvolveu um sistema eCall especifico para os motociclos, que passou por um processo de melhoramento a cargo da equipa de processo da empresa em Braga.

Um CCU especial, que captura dados de operação do motociclo, em conjunto com um módulo de GPS integrado permitem detectar um acidente e enviar a localização exacta do sinistro para os serviços de emergência, diminuindo o tempo de resposta.

Este sistema poderá estender-se a outros fabricantes, tendo em conta que a regulamentação obrigará os novos veículos a possuir o eCall como equipamento de série.

«Automóveis conectados significam valor acrescentado. Para além das suas funções básicas, com o sistema eCall o automóvel torna-se num salva-vidas», afirmou Dirk Hoheisel, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.

Via Grupo Bosch.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version