App ‘Cook Wizard’ é a vencedora da 1ª edição da App Start Up

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
App Start Up Final

Cinco alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Nelas criaram a ‘Cook Wizard’, uma aplicação para dispositivos móveis que funciona como um assistente que sugere receitas, com base nos ingredientes que existem na despensa ou frigorífico, nível de dificuldade, número de pessoas e tempo de execução.

Tem ainda uma despensa virtual que se actualiza na medida de utilização dos ingredientes. E permite ao utilizador ter uma lista de compras sempre à mão que liga o carrinho de compras automaticamente à despensa virtual.

A ‘Cook Wizard’ venceu a 1ª edição do App Start Up que decorreu na Futurália, feira de Educação e Formação, na FIL. Com o objectivo de ligar as muitas soluções desenvolvidas pelos alunos ao mercado das Mobile Apps, o App Start Up pretende dar condições aos alunos – de mentoria, formação ou financeiras.

O evento, que foi organizado no âmbito da parceria DNS.pt, APDC, IADE e Beta-i com o Apps for Good, juntou 20 equipas de alunos entre os 10 e os 18 anos, que participaram nas últimas três edições do programa Apps for Good, onde estiveram num workshop de Design Thinking coordenado por equipas do IADE.

Posteriormente exibiram e fizeram o pitch das suas aplicações, tendo sido avaliados por um júri composto por Luísa Gueifão (DNS.pt), Ricardo Marvão (Beta-i), Rodrigo Barona (Thompson), Ana Gonçalves Pereira (APDC), Rodrigo Costa (Monday) e João Paulino (Bliss). A solução tecnológica vencedora vai ser financiada pelo DNS.pt, um dos parceiros do programa, para ser desenvolvida profissionalmente.

Adicionalmente, também a solução ABC.play – Aprender a Vocabular de uma equipa de alunos do Jardim Infantil da Quinta dos Bacelos (ABEI), com o objectivo de ajudar a desenvolver o léxico das crianças e pessoas com necessidades educativas especiais, será financiada e desenvolvida profissionalmente pelo DNS.pt.

O Apps for Good conta com vários parceiros, como a Microsoft, Fundação Calouste Gulbenkian, Synopsys, Fundação PT, IBM, SAP, DNS.pt, REN, SAGE, DECSIS, SRS Advogados e PWC entre outros, mas também parceiros institucionais, como a Direcção-Geral de Educação, a Associação Nacional de Professores de Informática, a APDC, a Educom, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês e diversas associações de professores. Este programa é ainda financiado pela Iniciativa Portugal Inovação Social.

Via CDI.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version