10 ferramentas gratuitas para actualizar os drivers do PC

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 11 min

Os programas de actualização de drivers fazem mesmo o que diz na caixa – ajudam-no a procurar e actualizar os drivers instalados no Windows que permitem ao sistema operativo reconhecer todo o hardware que está ligado à sua máquina.

Os drivers, também conhecidos como ‘controladores’, são pequenos programas que servem para indicar ao sistema operativo como pode reconhecer e comunicar com todo o tipo de hardware, desde o processador à impressora. Sem eles, o computador não saberia o que fazer com o hardware que tem ligado.

Tal como todo o outro software, os drivers são actualizados pelos fabricantes de hardware para corrigir erros e optimizar o funcionamento. Um dos melhores exemplos disto são os drivers para as placas gráficas, que são actualizados regularmente para permitir ao utilizador tirar o máximo partido de jogos e outras aplicações que utilizam este hardware intensivamente. O problema com os drivers é que, numa instalação típica do Windows, existem tantos que, muitas vezes, os utilizadores não os actualizam regularmente porque dá trabalho procurar as novas versões na Internet e depois há as dúvidas em relação a versões e datas de lançamento. É aqui que entram estes programas. Eles verificam todos os drivers instalados, depois procuram versões mais recentes na Internet. Se encontrarem instalam-nas automaticamente, poupando tempo e o trabalho de procurar e instalar os drivers manualmente.

1. Driver Booster

Este é um dos melhores programas deste tipo. É compatível com todas as versões do Windows e muito simples de usar.

O Driver Booster pode ser programado para procurar drivers desactualizados de tempos a tempo. Quando são encontrados novos drivers, pode descarrega-los de dentro do próprio programa para evitar ter de usar o browser para o fazer.

Antes de instalar um driver novo pode compará-lo com o que tem instalado para ver o que muda com a versão mais recente.

Este programa também cria um ponto de restauro cada vez que um driver é actualizado para que, se algo correr mal, haja a hipótese de se voltar atrás e desfazer as alterações ao sistema operativo.

Por fim, existe a possibilidade de se instalarem os drivers em segundo plano, neste modo todos os assistentes de instalação e caixas de diálogo são escondidos para lhe poupar o trabalho de ter de clicar em botões e janelas.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8, 7, Vista e XP.

 

2. Driver Scout

Este programa oferece uma experiência de utilização completamente automática. Isto quer dizer que o programa procura todas as actualizações necessárias, descarrega-as e depois instala-as. Tudo sem que o utilizador tenha de fazer nada.

O utilizador pode excluir drivers da lista para evitar actualizações futuras.

O Driver Scout também oferece a possibilidade de se fazerem cópias de segurança e o respectivo restauro dos drivers.

Umas das funções mais interessantes deste programa chama-se OS Migration Tool e é particularmente útil quando quer instalar um novo sistema operativo no mesmo computador. Esta função procura os drivers para esse novo sistema operativo, descarrega-os e guarda-os numa pasta no disco rígido (ou SSD). Depois, quando acabar de instalar o novo sistema operativo, pode usar o Driver Scout para os instalar.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8, 7, Vista e XP.

 

3. DriverPack Solution

A grande vantagem deste programa em relação a outros desta lista é a interface que é muito fácil de usar. Existe apenas um punhado de botões e nada de ecrãs e menus complicados.

Este programa automatiza completamente os processos de download e instalação dos drivers.

Quando abre o DriverPack Solution pela primeira vez pode escolher descarregar e instalar todos os drivers automaticamente ou escolher manualmente quais os que quer actualizar.

Existe também um sistema de informação básico e também um módulo de descarga de software que lhe aconselha programas para o seu computador.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8, 7, Vista e XP.

 

4. Snappy Driver Installer

Esta aplicação oferece um modo de funcionamento muito semelhante ao do DriverPack Solution. Com este programa pode fazer o download de vários drivers ao mesmo tempo, para vários tipos de dispositivos. Depois de acabada a descarga o programa permite-lhe instalá-los de imediato.

O Snappy Driver Installer não necessita de ser instalado, em vez disso oferece um funcionamento directo que, para além dos drivers, não faz qualquer alteração no sistema operativo.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8, 7, Vista e XP (tanto em 32 como em 64 bit)

 

5. Driver Talent

O Driver Talent é um programa muito fácil de utilizar que descarrega os drivers directamente para que não tenha de andar à procura deles pela Internet. Este programa não só descarrega e instala drivers, como também tem a capacidade de reparar drivers danificados.

Antes de descarregar um driver, o programa mostra-lhe o espaço que ocupa e a versão para que consiga certificar-se que é mesmo o driver que anda à procura.

Está disponível uma versão que inclui drivers para a placa de rede o que é particularmente útil quando o driver da placa de rede do computador não está a funcionar como deve ser.

Se estiver a planear reinstalar o computador, o Driver Talent tem uma funcionalidade que faz o download antecipado para que depois do sistema instalado não necessite de andar à cata dos drivers.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8 ,7 Vista e XP

 

6. DriverMax

Tal como os outros programas desta lista, o DriverMax serve para descarregar drivers, no entanto tem algumas limitações.

Para além de actualizar os drivers que tem instalado no computador, também permite fazer uma cópia de segurança e restauro dos já tem instalados, revertê-los para versões anteriores e identificar hardware desconhecido.

As limitações do DriverMax passam pelo limite de download de dois drivers por dia, ou 10 drivers por mês. Pode ver os drivers que estão desactualizados, mas provavelmente não os vai conseguir actualizar todos de uma só vez.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8 ,7 Vista e XP

 

7. DriversCloud

O DriversCloud é um serviço online gratuito que detecta toda a informação acerca do seu hardware e software, incluindo os drivers que estiverem desactualizados.

Isto funciona através de um programa que funciona através do browser de Internet para procurar o seu computador.

Quando actualiza um driver, o serviço mostra-lhe informações detalhadas acerca do driver novo em comparação como o que tiver instalado. Conseguirá ver a versão, fabricante, data de lançamento e para que hardware se destina.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8 ,7 Vista e XP

 

8. DriverIdentifier

Este é um dos programas mais simples de usar desta lista. Com ele consegue procurar os drivers que estão instalados na sua máquina, mesmo que não esteja ligado à Internet (o que é particularmente útil quando a placa de rede não está a funcionar bem). Depois da busca o programa gera um ficheiro HTML com a lista completa dos drivers que tem na sua máquina. Depois basta abrir o ficheiro num computador que esteja ligado à Internet para que seja feito o cruzamento da informação que está nesse ficheiro com a informação que está nos servidores do DriverIdentifier. Todos os drivers que necessitarem de ser actualizados aparecerão com um link ao lado que serve fazer o respectivo download.

O programa também está disponível em versão portátil.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8 ,7 Vista e XP

 

9. Driver Easy

Com o Driver Easy pode criar um horário em que o programa verifica que drivers estão fora de prazo e lhe pede para os actualizar. A busca pode ser diária, semanal, mensal, quando o PC está ligado mas sem fazer nada ou quando entra no Windows.

O único senão é que o Driver Easy faz os downloads um pouco mais lentamente que outros programas desta lista.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8 ,7 Vista e XP

 

10. Device Doctor

O Device Doctor está disponível tanto em versão com instalação, como em versão portátil (que pode ser executada a partir de uma pen drive sem necessidade de ser instalada). Tal como outros programas deste género, pode definir horários em que o programa procura novas versões dos drivers da sua máquina e depois o leva directamente para o site respectivo para que possa fazer o download. Como os downloads não são feitos de dentro do programa, muitas vezes o utilizador terá de ter o trabalho de descomprimir os ficheiros e depois instalar os drivers. Apesar de não ser muito difícil, isto pode ser algo confuso para os utilizadores menos experientes.

Descarregar

Compatível com Windows 10, 8 ,7 Vista e XP

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version