Vodafone vai formar mil adolescentes de 26 países no âmbito do programa Girls in STEM

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 2 min

Para assinalar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a ser celebrado no domingo, dia 11, o Grupo Vodafone anunciou que vai formar 1000 adolescentes de 26 países no âmbito do programa Girls in STEM, um projecto global de programação presencial para raparigas.

As mulheres continuam a ser uma minoria nos cursos e profissões relacionadas com Science, Technology, Engineering e Mathematics (STEM). Apenas 35% das mulheres e raparigas aprofundam os seus conhecimentos nas áreas de STEM, e muitas delas não têm motivação para desenvolver as competências necessárias para serem bem-sucedidas nestas indústrias.

Em 2017, cerca de 500 raparigas de todos os países onde a Vodafone opera aprenderam a programar. Em Portugal, no final de 2017, a Vodafone levou a cabo um piloto, realizado em colaboração com a Happy Code, dando formação em programação a 23 alunas da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, em Lisboa.

Durante as 12 horas de duração deste curso piloto, as participantes aprenderam os primeiros conceitos de programação e de base de dados. A experiência proporcionou, ainda, o desenvolvimento de várias aplicações e jogos para telemóvel, utilizando, por exemplo, sensores de proximidade, movimento, tempo e localização, disponíveis em qualquer dispositivo móvel.

«Nos últimos anos, temos assistido a avanços significativos na luta contra a disparidade de género global em vários aspectos da sociedade. No entanto, em muitos países, essa disparidade está a agravar-se nas carreiras STEM. O #codelikeagirl da Vodafone quer despertar o interesse das raparigas para um sector actualmente mais popular entre rapazes, ajudando-as a expandir as suas oportunidades e aumentar as suas opções de carreira no futuro», frisou Luísa Pestana, Directora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal.

Via Vodafone Portugal.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version