Review – Asus Zenfone 4

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 6 min
ASUS ZenFone 4

Neste campo, uma das inovações apresentada foi a possibilidade de se fazerem fotografias num modo grande angular que, como pude comprovar nas voltas que demos pela cidade eterna, consegue fazer bonecos em que apanhamos uma muito maior quantidade de cenário que noutros smartphones. Esta tecnologia até foi aplicada à câmara frontal no topo de gama Zenfone 4 Pro para possibilitar tirar selfies com os amigos todos de uma vez.

A câmara traseira é composta na realidade por duas câmaras um de 12 MP e outra de 8. A frontal também é de 8 MP.

Câmara potente

A câmara do Zenfone 4 é competente, mas não gosta de pouca luz, principalmente se estiver a tentar usar o modo grande angular. Isto, em automático. Se der uma ajudinha através alteração de parâmetros na interface de fotografia mais “profissional” consegue melhores resultados.

Há uma coisa que tenho de dizer acerca deste telefone: a Asus caiu no erro de usar o mesmo tipo de vidro na parte de trás e na parte da frente, o que resulta no dispositivo que oferece uma funcionalidade que ninguém quer: cair ao chão com uma facilidade incrível. Parece até ter vida própria… eu próprio deixei cair o telefone de testes duas vezes em dois dias. Felizmente, apenas sofreu algumas escoriações não muito graves.

Em comparação posso dizer que tenho o meu telefone pessoal há quase um ano e nunca me caiu ao chão. Uma única vez. Talvez seja por isso que, em estreia absoluta, a Asus decidiu incluir uma capa traseira em plástico transparente na caixa do Zenfone 4.

O vidro dá-lhe um toque extremamente macio que é muito agradável. A construção é excelente: por fora faz lembrar muito a de outro smartphone muito conhecido, mas a Asus decidiu, no entanto, manter a entrada jack de 3,5 mm para ligar os auscultadores e incluir uma entrada USB-C para carregar a bateria e comunicar com um computador, por exemplo, em vez de usar uma entrada proprietária que mais ninguém usa.

O botão no fundo do ecrã inclui um leitor de impressões digitais que serve para desbloquear o telefone. O desbloqueio é rápido, mas, pelo menos comigo, falhou algumas vezes obrigando-me a inserir o código de desbloqueio para poder usar o telefone.

Bateria e processador

A resolução do ecrã LCD de 5,5 polegadas é de 1920 x 1080, com uma densidade de pixéis de 401 pontos por polegada. A qualidade imagem é muito boa mesmo com esta resolução algo baixa. Por dentro, o Zenfone 4 inclui 4 GB de memória RAM mais 64 GB de memória flash para guardar as aplicações, música e fotos.

Este smartphone é dual-SIM, mas se não precisar de andar com dois SIM pode usar o slot do segundo cartão para ampliar a memória flash através de um cartão de memória microSD. O SoC inclui dois processadores com quatro núcleos cada. Estes processadores são iguais, mas funcionam a velocidades distintas de forma a que o smartphone utilize sempre o mais lento quando as necessidades de processamento não sejam grandes. Assim poupa-se na carga da bateria, que, neste caso, é de 3300 mAh.

Android

O sistema operativo é o Android 7.1.1 personalizado através da skin ZenUI da Asus. Durante a apresentação, a marca comprometeu-se a fazer actualizações para as versões seguintes do Android assim que estiverem disponíveis. A skin não é muito pesada e, felizmente, há muito que as marcas deixaram de encher os seus produtos de software que ninguém usa, que só servia para ocupar espaço de armazenamento e roubar desempenho aos equipamentos.

Os resultados dos testes de desempenho que incluem testes gráficos, de bateria e de utilização corrente que fizemos ao Zenfone 4 colocam esta máquina claramente na gama média/alta da oferta do mercado de smartphones. Ou seja, o desempenho, não sendo espectacular, é equilibrado.

Ponto final

O Zenfone 4 é uma máquina que não parece custar o que a Asus pede por ela: cerca de 500 euros. A qualidade da construção é excelente. O ecrã é bom e o desempenho também não desaponta. A câmara é capaz de tirar boas fotografias, em que consegue colocar toda a família graças ao sistema de grande angular. Mas certifique-se primeiro que tem luz suficiente.

Não se esqueça de colocar logo a capa incluída assim que o tirar da caixa e inserir o cartão SIM. Só para não ter um desgosto quando ele for parar ao chão.

PCMark 8 Work Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited Vida da bateria
4996 67 720 16 702 720 minutos

+ Grande angular
+ Construção
– Abertura da câmara

Medições: 1,71
Experiência de utilização: 5,5
Preço: 1
Nota final: 8

Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço: €499

Características técnicas

Processador: Qualcomm Snapdragon 630
Memória: 4 GB
Armazenamento: 64 GB expansíveis através de cartões de memória microSD
Câmaras: 12 + 8 MP, frontal 8 MP
Ecrã: 5,5 polegadas
Bateria: 3600 mAh
Dimensões: 155,4 mm x 75,2 mm x 7,5 mm
Peso: 165 g

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version