Manuelas de Cidadania

Por: António Simplício
Tempo de leitura: 3 min

Isto talvez cause muita chatice às Manuela’s, mas parece que além da gente que corre também há cada vez mais pessoas com a mania de se montar em cima de bicicletas e andar pelas cidades a importunar os carros. Mais. Há faixas a serem retiradas aos carros das vias de rodagem para darem origem a ciclovias pintadas a um verde escandalosamente clubístico. Isso sim, é motivo para irritar um gajo. Que é feito daqueles pisos que absorvem os raios ultravioletas e tornam as ciclovias à noite em céus de noites estreladas a mandar para uma aurora boreal? Enfim.

Admitindo assim que esta mania estúpida de fazer exercício físico nas cidades veio para ficar há algo que ainda assim pode aliviar as Manuela’s. Pelo menos com as bicicletas. Não só o serviço que é disponibilizado aos lisboetas – o agora denominado Gira – é, em grande parte, suportado por bicicletas elétricas capazes de quase atingir a velocidade máxima da circulação em cidade – e assim não atrapalhar os veículos automóveis – como agora qualquer bicicleta pode ser transformada em híbrida.

A superpedestrian é um conceito que tem por base a instalação de um dispositivo na roda traseira de uma bicicleta convencional e a transforma, com recurso a um motor eléctrico recarregável, numa e-bike capaz de tornar a sua pedalada dez a vinte vezes mais forte e percorrer distâncias de até 50km nesse modo de super peão. A combinação da tecnologia, usada através da app Wheel no seu smartphone, permite depois que a força gerada seja sincronizada com a sua pedalada de forma a que a energia seja amplificada automaticamente e, ao travar, a energia cinética recarregue a bateria. No fundo aquilo que todos aqueles loucos que correm e pedalam pelas cidades tentam fazer, recarregar baterias. Sorte terá a Natural Cycles que as Manuela´s já não ovulem ou a app contracetiva, certificada na União Europeia e disponível em todo o mundo, que está a ser acusada de 37 gravidezes não planeadas na Suécia estaria em maus lençóis. Afinal é resultado de um desporto que cada vez mais se pratica também fora de portas.

Seguir:
Get mobile on tech, on Sports and if you can…travel light.
Exit mobile version