Livre-se facilmente do Spam

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

Hoje em dia o correio electrónico é usado para muito mais do que mandar mensagens aos amigos e familiares, através dele recebem-se facturas, notificações e muitos outros tipos de informação importante. No meio disto tudo, também podemos começar a receber mensagens que não desejamos que nos prometem riquezas, perda de peso, ou promoções de índole mais ou menos duvidosa. A essas mensagens dá-se o nome genérico de Spam que pode ter várias definições como “Sending and Posting Advertisement in Mass” ou “Stupid Pointless Annoying Messages” ou ser uma alusão a um sketch dos Monthy Python que, segundo alguns, foi o que deu a ideia de chamar Spam ao correio electrónico não solicitado.

Neste guia mostramos-lhe como se pode livrar das mensagens que não quer receber.

Usar os links para deixar de receber mensagens

A forma mais simples de deixar de receber correio electrónico que não deseja é utilizando a opção para se remover da lista de envios. Normalmente esses links estão no rodapé das mensagens. Muitas vezes estão num tipo de letra minúsculo ou nem sequer se parecem com links tradicionais. Há que fazer de tudo para não perder subscritores…

Por vezes, quando as mensagens são enviadas a partir de bases de dados compradas, estes links servem também para confirmar que o endereço de email que recebe as mensagens pertence mesmo a alguém que o usa. Por isso há que ter cuidado com o que clique. Se não tiver a certeza simplesmente apague a mensagem.






No Gmail existe uma forma simples de se remover de listas de envio de correio electrónico. Se o sistema detectar que a mensagem tem um link de remoção na mensagem, passa-o para topo da mensagem ao lado do endereço de quem a enviou. Se clicar em cima dele aparece um botão que lhe permite desistir de receber mais mensagens.

Se usar o Gmail numa plataforma móvel as coisas são um pouco mais complicadas. Na app para iOS a única opção é marcar a mensagem em questão como Spam: toque nos três pontos no canto superior direito do ecrã e depois escolha a opção ‘Reportar Spam’. Na versão para Android toque no menu, se o remetente incluiu um link para desistir de receber mensagens irá aparecer a opção ‘Desistir’ no menu.

Nas aplicações móveis do serviço de email Outlook da Microsoft os links para desistir de receber mensagens também são postos em evidência. Na interface web do serviço aparece a indicação “Está a receber muito correio electrónico? Cancele a sua subscrição.”

Na aplicação de Mail do iOS aparece a indicação “Esta mensagem é de uma lista de correio. Anular assinatura.” Se tocar no link é enviado um email para o remetente para o retirar da lista de envios.

Se utilizar um cliente de email genérico no seu dispositivo móvel como o Edison Email quando desiste de fazer parte de uma lista de correio electrónico o software remove-o dessa lista em todos os serviços de correio electrónico que tiver configurados na app como o Gmail, Outlook, iCloud, Yahoo e IMAP.

Serviços especializados

Existem vários serviços online cujo objectivo é facilitar a remoção de endereços de email de listas de envio. O único inconveniente é que terá de lhes dar acesso completo à sua caixa de correio e lista de contactos para que possam encontrar as mensagens.

Unsubscriber

Este é um dos serviços mais simples, basta colocar o seu endereço de email em GetUnsubscriber.com, depois o serviço cria uma pasta na sua caixa de correio. A seguir basta arrastar as mensagens que não quiser receber para essa pasta e o serviço esconde-as e envia um pedido de desistência. Este serviço funciona com qualquer serviço de correio electrónico e inclui links directos para Gmail, Outlook.com e Yahoo Mail.

Unsubscriber

O Unsibscriber é gratuito, mas avisa-o que recolhe algumas informações acerca dos emails não pessoais que recebe. A empresa responsável também disponibiliza uma extensão para o Google Chrome chamada Whisker que serve para gerir o correio não solicitado em serviços de webmail.

Unroll.me

Este serviço está disponível sob a forma de website e como uma aplicação para iOS. O Unroll.me funciona com o Outlook.com, Gmail e Yahoo Mail. Mas também pode tentar outros serviços. Depois de configurado, o serviço sugere-lhe uma lista de remetentes que pode eliminar. Escolha os que quiser bloquear e o Unroll.me faz o resto.

Unroll.Me

O Unroll.me é gratuito, mas terá de lhe dar acesso completo às suas mensagens e contactos.

Unlistr

Este serviço não dispõe de uma interface web, está disponível como uma app para Android, uma extensão para cliente de email Outlook da Microsoft (o que vem incluído no Office) que custa cerca de 20 dólares. A aplicação é compatível com contas IMAP e POP3, Gmail, Yahoo e Outlook.com entre outras. Se souber os dados de acesso ao seu servidor de email a aplicação deve funcionar.

O Unlistr faz todo o processamento do correio seu smartphone e evita enviar emails de desistência para listas de Spam conhecidas de forma a que não receba mais. Segundo os responsáveis não recolhe quaisquer informações sobre os utilizadores.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version