Google remove botão ‘Ver imagem’ dos resultados das buscas de imagem

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O Google fez esta semana uma pequena alteração à forma como apresenta os resultados das buscas de imagem: removeu o botão ‘Ver imagem’ que aparecia quando o utilizador clicava em cima de uma imagem que permitia ver a imagem em tamanho real dentro da própria interface do Google. Esta funcionalidade era particularmente útil para quem andava à procura de imagens para usar noutros lados. Agora os utilizadores terão de dar mais alguns passos se quiserem guardar as imagens que o Google encontrar.

Esta alteração serve, em primeiro lugar, para dificultar a vida aos utilizadores, porque a Google tem sido criticada por fotógrafos e editoras que afirmam que o sistema de busca de imagem do Google facilitava o roubo de imagens. A remoção é apenas um dos primeiros passos para dar resposta a estas acusações.

A intenção é impedir os utilizadores de gravar as imagens nos sues dispositivos ou fazer com que os utilizadores tenham de passar pelos sites onde estão alojadas que depois podem mostrar publicidade para ganhar algum dinheiro. Com o desaparecimento deste botão os utilizadores têm de passar para o site onde a imagem está e depois procurá-la lá para que a possam gravar para os seus dispositivos.

No entanto existe uma forma simples de contornar esta dificuldade que passa por clicar com o botão direito do rato em cima da imagem na página que mostra os resultados da busca do Google e escolher a opção ‘abrir num novo separador’ ou o equivalente do browser que estiver a usar.

O Google também removeu o botão ‘procurar por imagem’ que aparecia quando abria uma foto. Este botão podia ser utilizado, por exemplo, para procurar versões de fotos sem marcas de água. No entanto, o sistema de busca por imagens já existente continua activo e permite fazer buscas arrastando uma imagem guardada no disco para o campo de busca da página Google Imagens.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version