ESA financia projectos portugueses inspirados no Espaço

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min
ESA/ ATG Medialab

O Instituto Pedro Nunes (IPN) acaba de abrir as candidaturas para o Small ARTES Applications 2018, um programa da Agência Espacial Europeia (ESA) que tem o apoio directo da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e do Gabinete do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O objectivo é apoiar projectos que utilizem activos espaciais, como é o caso de comunicações ou navegação por satélite, observação da Terra e tecnologias usadas em voos espaciais tripulados, para criar novos produtos e serviços em mercados terrestres como transportes, energia, saúde, agricultura, ambiente ou segurança. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 31 de Maio de 2018.

O programa Small ARTES Applications tem um orçamento previsto para três projectos por ano. Cada empresa vai receber um financiamento máximo até 25 mil euros e apoio do IPN no estudo da viabilidade financeira e técnica. Os projectos aprovados vão ainda beneficiar de um relacionamento directo com a ESA.

A empresa Present Technologies, sediada no Instituto Pedro Nunes, recebeu o apoio do Small ARTES Applications em 2015 para testar a viabilidade do modelo de negócio do SWAIR (Space Weather and GNSS monitoring services for Air Navigation), um projecto focado na segurança da navegação aérea e que vai agora ser testado em dois aeroportos nacionais.

É um projecto coordenado pela Present Technologies em parceria com a Bluecover Technologies e a Universidade de Coimbra. Tem a colaboração da NAV Portugal, da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e da NetJets Europe.

O SWAIR vai monitorizar em tempo real a qualidade dos sinais GNSS (sistema de navegação por satélite) em aeroportos, que pode ficar comprometida por questões relacionadas com ataques indevidos ao sinal ou causas naturais devidas a fenómenos de meteorologia espacial.

Esta tecnologia permite «melhorar as condições de decisão dos controladores de tráfego aéreo e aumentar a segurança durante as manobras de aproximação dos aviões aos aeroportos».

Via Instituto Pedro Nunes (IPN), Agência Espacial Europeia (ESA).

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version