Review – Devolo dLAN 1200 Triple+

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Esta utiliza uma nova tecnologia chamada Range+ que permite usar todos os condutores dos cabos eléctricos para conseguir mais alcance, velocidade e estabilidade na comunicação entre dispositivos.

O kit que a Devolo nos enviou é capaz de uma velocidade teórica de 1200 Mbps, mas não oferece ligação sem fios. O kit é composto por dois dispositivos: um para ligar ao router através de uma única ligação RJ-45 e outro para ligar os dispositivos com três entradas com velocidade máxima de gigabit.

O design é exactamente igual ao de todos os outros dispositivos da Devolo. Ambos têm uma tomada integrada para não tomarem conta das tomadas onde estão ligados. A configuração também é facilitada pelo facto de os adaptadores estarem pré-emparelhados. Basta ligá-los, ligar os dispositivos e começar a trabalhar.

Nos nossos testes de velocidade obtivemos uma velocidade máxima de cerca de 610 Mbps. Para tal usámos o nosso tradicional conjunto de ficheiros de vários tamanhos que perfazem 4,7 GB, sensivelmente a capacidade de um DVD. Em termos de velocidade é um resultado muito interessante visto que permite fazer praticamente tudo o que se faz com uma rede ethernet tradicional, incluindo streaming ou jogos online sem qualquer problema.

+ Velocidade
+ Configuração
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência de utilização: 4
Preço: 3
Nota final: 9

 

 

 

 

 


Distribuidor: Devolo
Site: devolo.pt
Preço: €149,90

Especificações

Velocidade: 1200Mbps
Padrão & Protocolo: IEEE 802.3, IEEE 802.3u, IEEE 802.3ab, IEEE 802.3x, IEEE 802.3az, IEEE 802.1p, Auto MDI/X
Interface: 3 x Ethernet RJ45
Consumo: máximo de 4,6 W (220 V/50 Hz)
Alimentação: AC 100~240 V 50/60 Hz 0,1 A

Ponto final

Este equipamento da Devolo é uma evolução dos anteriores, mas a maioria (senão todas) das novidades estão debaixo do capot. Por isso, os consumidores mais distraídos podem pensar que estão a adquirir o mesmo produto do ano passado. Estas novidades são realmente úteis porque conseguem imprimir mais desempenho a este tipo de redes. Só há um problema: o preço. Este dLAN custa 149 euros mas a qualidade custa dinheiro. E aqui há muita qualidade.

 

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version