Toshiba multiplica por sete a velocidade de transmissão de informação encriptada com tecnologia quântica

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 1 min

A Toshiba anunciou que desenvolveu um dispositivo de «distribuição de chave quântica (QKD) mais rápido do mundo», de 13,7Mbps mais concretamente, multiplicando por sete o anterior recorde neste tipo de tecnologia de transmissão de informação e que já era ostentado pela empresa desde 2016 com 1,9Mbps.

Esta melhoria foi desenvolvida em colaboração com o laboratório da Toshiba Research Europe em Cambridge (Reino Unido).

A criptografia quântica permite «encriptar e transferir de forma segura todo o tipo de informação, incluindo dados biométricos e genéticos». A distribuição de chave quântica consiste na geração de uma chave de código único que é só partilhada com o emissor e o receptor da informação, que, em caso de ser interceptada por um terceiro, torna-se de automaticamente ilegível.

A Toshiba começou a sua investigação em criptografia quântica em 2003 e desde então, tem levado a cabo um trabalho contínuo de investigação e desenvolvimento para aumentar a velocidade da comunicação quântica, e iniciar a sua comercialização em sectores como o financeiro, saúde ou infra-estruturas sociais.

Via Toshiba.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version