Review – Sony Alpha 99 II

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min
Sony Alpha 99 II

Com a nova Alpha 99 II, a Sony conseguiu tornar o corpo ligeiramente mais compacto em termos de altura, substituir o sensor de imagem, sensor de focagem automática de detecção de fases dedicado (de 79 pontos) e melhorar o funcionamento interno de inúmeros elementos, como o sistema de estabilização de imagem, que passou a ser de cinco eixos.

Recorrendo ao mesmo sensor Exmor R retroiluminado da A7R II (que além do aumento de resolução para 42 MP, utiliza o processador de imagem integrado no próprio sensor), este oferece uma imagem significativamente superior à obtida pela anterior Alpha 99. O resultado é uma fotografia que, além do incremento da resolução, tem um maior alcance dinâmico, tornando-se dispensável a utilização dos modos HDR como na sua antecessora, à semelhança do que acontece com a excelente Canon EOS 5D Mark IV, a sua principal rival.

Por manter a utilização do sistema SLT, que recorre a um espelho translúcido fixo, a A99 II garante, assim, uma impressionante captura de doze imagens por segundo em modo de disparo contínuo, face aos sete obtidos pela EOS 5D Mark IV, com a vantagem de o sensor de focagem automática dedicado poder ajustar o ponto de focagem em tempo real. Esta solução é particularmente útil na captação de vídeo, estando a Sony preparada para gravar em 4K a 30 imagens por segundo.

Se, em especificações, esta Alpha 99 II é perfeita, existe uma limitação que torna a sua utilização algo frustrante: o facto de não ter sido utilizado um leitor de cartões compatível com a norma UHS-II, acabando por não se tirar proveito da velocidade dos cartões de memória mais recentes do mercado, como o Sony SF-G de 128GB SDXC. Mas esta limitação é um mal menor para os resultados obtidos pela Alpha 99 II, tanto em imagem como vídeo, revelando assim ser a melhor SLT de sempre, e superior não só às DSLR rivais, bem como à própria Alpha 7R II da Sony.

Ponto final

Com a Alpha 99 II, a Sony revela como o encaixe A (alpha) ainda está vivo, e bem, com uma máquina fotográfica brilhante. Este modelo é capaz de captar, tanto imagens, como vídeo, com uma excepcional qualidade, oferecendo funcionalidades superior às próprias Alpha 7 da Sony, de onde o sensor deriva originalmente.

Características Técnicas

Sensor: 42,4 MP (35mm Full-Frame)
Ecrã: 3 polegadas
Gravação de Vídeo: 4K 30 fps
Dimensões: 142,6 x 104,2 x 76,1 mm
Peso: 845 g

+ Qualidade de imagem
+ Velocidade de Focagem
– Lentidão na gravação

Qualidade de Imagem: 3
Experiência: 4
Preço: 2

Pontuação: 9

Distribuidor: Sony
Site: sony.pt
Preço: € 3600 (só corpo)

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version