Indústria: O mundo dos ataques dirigidos

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

“As consequências de ignorar os problemas de segurança poderão ser desastrosas” esta é uma das conclusões do Inquérito de Riscos de Segurança desenvolvido pela Kaspersky Lab.

Os dados de 2017 demonstram a necessidade de «reforçar as medidas de segurança de forma a minimizar ao máximo o impacto de ataques desta natureza».

Das 962 empresas inquiridas, 28% enfrentou ataques direccionados nos últimos 12 meses. O que representa um crescimento de 8% face ao valor do ano passado, quando 20% do mercado industrial experienciou o mesmo tipo de ataques. O facto de o tipo de incidente mais perigoso ter aumentado em mais de um terço sugere que os grupos de hackers estão a prestar mais atenção ao sector industrial.

De acordo com o estudo, 48% das empresas não têm informações suficientes sobre as ameaças enfrentadas pelas suas organizações. Devido à falta de visibilidade da sua rede, 87% dos inquiridos respondeu afirmativamente quando questionado se algum dos eventos de segurança TI que experienciou durante o ano passado foi complexo.

As organizações industriais estão conscientes da necessidade de protecção de alta qualidade prova disso é o facto de 62% dos colaboradores de empresas industriais acreditar que é necessário utilizar software de segurança TI mais sofisticado.

No entanto, o software por si só não é suficiente: quase metade (49%) das empresas inquiridas culpa os colaboradores por não seguirem condignamente as políticas de segurança TI.

É necessário consciencializar as empresas industriais para as ciberameaças, tendo em conta que qualquer colaborador, desde a administração até aos próprios operadores fabris, tem um papel na segurança da organização e na sua manutenção.

«Ciberataques a sistemas de controlo industrial tonaram-se na preocupação número um. As boas notícias são que a maioria dos actores no mercado industrial sabe quais as ameaças que irão surgir e que serão relevantes no futuro. É por essa razão que é crucial implementar uma solução de segurança complexa desenvolvida especificamente para proteger ambientes industriais automatizados; uma que seja altamente flexível e configurada de acordo com os processos tecnológicos de cada organização», afirma Andrey Suvorov, director de Desenvolvimento de Protecção de Infraestruturas da Kaspersky Lab.

Via Kaspersky Lab.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version