IBM Security analisa perspectivas do consumidor em torno da identidade e autenticação digitais

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

A IBM Security lançou um estudo global em que analisa as perspectivas do consumidor em torno da identidade e autenticação digitais.

Os Millennials, comparados com as gerações anteriores, «parecem estar mais despreocupados com o que entendem ser as passwords tradicionais», mas mais abertos a usar identificação biométrica, a autenticação multifactorial e os gestores automáticos de passwords por forma a melhorar sua segurança pessoal.

Em geral, os entrevistados reconheceram os benefícios das tecnologias biométricas, como leitores de impressões digitais, scans faciais e reconhecimento de voz, já que as ameaças à sua identidade digital continuam a subir em número e em sofisticação.

O estudo “IBM Security: Future of Identity” entrevistou cerca de 4 mil adultos dos EUA, Ásia-Pacífico e Europa, para obter informações sobre os pontos de vista do consumidor no que se refere à autenticação online.

Uma das principais conclusões mostra que actualmente 67% das pessoas estão já confortáveis com a autenticação biométrica, sendo que 87% ponderam usá-la no futuro.

Enquanto 75% dos Millennials estão confortáveis e disponíveis a usar a biométrica, menos da metade usa passwords complexas e 41% reutilizam passwords. Já as gerações anteriores demonstram mais cuidado a criar passwords, mas estão menos abertos a adoptar a autenticação biométrica e multifactorial.

Os entrevistados classificaram a segurança como a grande prioridade no momento de iniciar sessão na maioria das aplicações, sobretudo quando estão perante apps e sites relacionados com questões financeiras, como o acesso a contas bancárias ou pagamentos online.

«No seguimento de inúmeras violações de dados pessoais altamente sensíveis, não há dúvida de que muita da informação que usamos para provar a nossa identidade online é agora um segredo partilhado que está nas mãos de hackers», constatou Limor Kessem, Executive Security Advisor, IBM Security. «Começa-se a reconhecer que, de facto, as passwords já não cumprem todos os requisitos de segurança e são inadequadas, pelo que é tempo de adoptar métodos mais avançados que comprovem a identidade a vários níveis e possam ser adaptados com base em comportamentos e risco».

Via IBM Security.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version