IBM registou 9043 patentes nos Estados Unidos em 2017

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 4 min

Os cientistas da IBM registaram 9043 patentes nos Estados Unidos em 2017 e em áreas como Inteligência Artificial, Cloud, Blockchain, Cibersegurança e Computação Quântica.

As novas invenções resultam do trabalho de um grupo diversificado de mais de 8500 investigadores, engenheiros, cientistas e designers da IBM de 47 estados dos EUA e ainda de 47 países em todo o mundo.

Dado que cada vez mais empresas gerem negócios na cloud, os investigadores da IBM trabalharam para registar em 2017 mais de 1900 patentes só nesta área, incluindo uma tecnologia para o desenvolvimento de um sistema que usa dados não estruturados decorrentes de eventos mundiais ou locais por forma a prever futuras necessidades de utilização da cloud.

O sistema pode monitorizar fontes de dados – incluindo feeds de notícias, estatísticas de rede, relatórios meteorológicos e redes sociais – para identificar onde e como os recursos de cloud devem ser alocados para fazer face à procura existente.

Outro conjunto de inovações pretende ajudar a resolver um dos limites actuais da Inteligência Artificial (IA): a falta de personalização. Entre as 1400 patentes na área da IA registadas pelos investigadores da IBM em 2017 destaca-se uma inovação para a criação de um sistema que pode ajudar a Inteligência Artificial a analisar e reproduzir os padrões de fala de um utilizador para melhorar a comunicação com os seres humanos.

Os cientistas da IBM registaram ainda 1200 patentes na área da cibersegurança, incluindo uma tecnologia que permite que os sistemas de IA façam frente aos hackers através de trocas de emails e interacções em sites que esgotem os seus recursos e neutralizem os seus ataques. Isso poderia reduzir substancialmente os riscos de segurança associados aos emails de phishing e outro género de ciberataques.

Os investigadores da IBM também patentearam invenções em áreas emergentes como a computação quântica, incluindo uma nova forma de melhorar a capacidade de um computador quântico em adquirir e reter informação. Isso pode levar a uma maior eficiência das componentes necessárias para a construção de um sistema de computação quântica.

Outras inovações patenteadas pelos cientistas da IBM em 2017 incluem um sistema de machine learning projectado para automóveis, um método que potencia a tecnologia blockchain ao reduzir o número de etapas envolvidas no processo de transacções entre várias partes empresariais, e uma técnica que eleva automaticamente a protecção e segurança de um dispositivo móvel ao conseguir determinar que o equipamento está localizado longe do seu proprietário e provavelmente sob o controlo de outra pessoa.

«Nos últimos 25 anos, a liderança da IBM no registo de patentes mudou a forma como o mundo funciona hoje em dia com avanços críticos para esta era contemporânea da computação», sublinhou Ginni Rometty, Presidente e CEO da IBM. «Hoje, quase metade das nossas patentes representa avanços pioneiros em Inteligência Artificial, Cloud Computing, Cibersegurança, Blockchain e Computação Quântica – e todas têm por objectivo ajudar os nossos clientes a criarem empresas mais inteligentes».

Via IBM.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version