Estás aí?

Por: António Simplício
Tempo de leitura: 3 min

Primeira consideração: há um tempo para tudo. A adolescência, por exemplo. E há coisas intemporais, como as preocupações que advêm de ser pai de um/a adolescente. Há uns anos atrás também eu o fui, mas não havendo telemóveis, smartphones ou apps, os meus pais, embora pudessem não saber onde eu andava e a preocupação existisse, a ausência de um contacto era, com relutância, aceite. Hoje não. Com as naturais ressalvas é mais ou menos assumido que os adolescentes têm acesso a um smartphone e que os pais munem desse precioso bem porque querem que estes estejam sempre contactáveis.

Segunda consideração: as lojas de aplicações da Google e da Apple têm quase 5M de aplicações e raros são os casos dos programadores que fizeram sucesso com uma app que tenha nascido e crescido de uma ideia sua. Não será com dez mil downloads que a app lhe falo abaixo representa a independência financeira que teve o Nguyen do Flappy Bird mas o modelo de negócio parece, pelo menos, justificar um atenta resposta do programador a qualquer comentário no Google Play.

Precedem as duas considerações para apresentar a ReplyASAP. Ainda só disponível para Android, a app de mensagens urgentes desenvolvida por Nick Herbert nasce da sua natural frustração de não conseguir obter resposta às mensagens ou chamadas feitas ao filho. As razões apontadas eram as esperadas: ou porque não ouvia, ou estava a jogar e depois se esquecia ou, porque não queria que os colegas vissem que o pai lhe estava “sempre a ligar”.

O ReplyASAP propõe-se a acabar com esse embaraço…eventualmente com um maior. A mensagem é sempre audível mesmo que o telefone esteja em modo silêncio, aparece no ecrã sob qualquer circunstância, app ou jogo e o som da mesma só parará quando houver notificação de que foi lida. Não é que seja algo que não possa ter noutra app qualquer de mensagens. É o acordo tácito que é estabelecido entre os dois intervenientes sobre o objectivo da instalação da app. Esta serve para mensagens urgentes e não para enviar a lista de jogos que se quer pelo Natal.

Seguir:
Get mobile on tech, on Sports and if you can…travel light.
Exit mobile version