CRITICAL Software: Novo estudo revela por que é importante testar tecnologia

Por: Luis Vedor
Tempo de leitura: 3 min

A CRITICAL Software e a OnePoll, empresa de estudos de mercado, anunciaram hoje os resultados de um novo estudo que revela que quase metade dos inquiridos registou falhas no funcionamento das tecnologias que utiliza diariamente com uma frequência de uma ou mais vezes por semana.

Este estudo assentou numa amostra de 2000 inquiridos. Destes, apenas 50% afirmou acreditar que as tecnologias e dispositivos que utilizam diariamente foram devidamente testados antes de ser colocados à venda, apesar de 98% considerar que a fiabilidade é um ponto essencial.

95% dos inquiridos afirmaram que é fundamental utilizar tecnologias devidamente testadas por especialistas da indústria – um número bastante superior ao dos inquiridos que considerou que é importante a marca das tecnologias (73%), o local onde foi adquirida (70%) ou onde foi produzida (61%).

Quando questionados sobre qual a principal razão pela qual a tecnologia deve ser fiável, 61% dos inquiridos considerou que a segurança é a sua maior preocupação. A facilidade de utilização foi o segundo factor elencado (11%).

95% dos inquiridos afirmaram que qualquer forma de certificação de segurança tem importância no momento de avaliarem a fiabilidade da tecnologia, e 91% referiram mesmo que os preocuparia utilizarem tecnologias sem qualquer certificação.

Por comparação, 50% dos inquiridos considerou que um preço elevado lhes oferece poucas garantias sobre a fiabilidade de uma tecnologia. Já 71% dos inquiridos afirmaram que ter celebridades a recomendar produtos tecnológicos é pouco importante para os persuadir sobre o nível de fiabilidade de uma tecnologia.

Quando questionados sobre o futuro, 42% dos inquiridos pelo estudo revelaram acreditar que a tecnologia se irá tornar mais fiável, 42% consideraram que permanecerá no mesmo patamar; e 6% considerou que a tecnologia será menos fiável. 10% afirmaram que não têm a certeza.

«Apesar de todos os desenvolvimentos tecnológicos impressionantes a que temos vindo a assistir, as pessoas ainda parecem ter preocupações com a fiabilidade da tecnologia que utilizam no seu quotidiano. A pressão para lançar novas tecnologias pode, por vezes, colocar em risco a fiabilidade das mesmas. O problema é que há cada vez mais tecnologias a tornarem-se críticas no nosso quotidiano e com impactos evidentes na nossa segurança. Por isso mesmo, as consequências de não as testarmos adequada e previamente podem revelar-se catastróficas», afirma Nuno Silva, Chief Test Engineer da CRITICAL Software.

Via CRITICAL Software, OnePoll.

Por: Luis Vedor
Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Exit mobile version