Review – Cooler Master MasterWatt Maker 1200 MIJ

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min
CM MasterWatt 1200 MIJ

O resultado é esta MasterWatt Maker 1200 MIJ, aquela que é, indiscutivelmente, a melhor fonte de alimentação analógica do mercado. Isto foi algo que conseguimos facilmente comprovar durante os testes, em especial com a exigente plataforma AMD Ryzen Threadripper, onde só o processador consome 180 W quando em carga.

Assim que a retirámos da caixa, notámos que as dimensões da mesma, com os seus 224 mm de comprimento e quase 5 kg, poderão gerar dificuldades na montagem em certas caixas de computador.

Mas, mais impressionante ainda é a excepcional qualidade de construção, especialmente no interior, fruto do trabalho realizado pelos quarenta engenheiros da Murata, que tiveram de criar componentes específicos, para corresponderem aos seus requisitos próprios.

Esta fonte de alimentação garante, mesmo em carga máxima (provavelmente não vai conseguir superar dos 800 W de carga), um conjunto de linhas de alimentação perfeitamente estáveis, especialmente nos +12 V e +5 V, onde as voltagens medidas nunca chegaram a oscilar.

Apenas a linha dos +3.3 V variou uns negligenciáveis 0,1 V, valor seguro e insignificante, especialmente tendo em conta que são raros os componentes e periféricos que utilizam esta linha de alimentação.

Em termos de dados técnicos, só a linha dos +12 V, aquela que é mais utilizada, garante uma potência total de 1200 W, com 100 A de corrente máxima, o suficiente para alimentar um poderoso computador com um sistema com quatro placas gráficas em SLI.

Graças à excelente construção e aos materiais usados, uma vez que não existe desperdício de energia (em forma de calor) durante o seu funcionamento. Os únicos defeitos são o preço elevado, e o facto de ter uma produção muito limitada, sendo difícil encontrar um modelo destes à venda.

Ponto Final

Esta Cooler Master MasterWatt Maker 1200 MIJ é o expoente máximo das fontes de alimentação analógicas. Tem uma construção ímpar, foi feita pelos melhores especialistas mundiais e oferece um desempenho exemplar. Contudo, tudo isto implica um preço quase inacessível.

+ Qualidade de construção
+ Funcionamento exemplar
– Preço

Funcionalidades: 2
Experiência de Utilização: 4
Preço: 2
Pontuação: 8

Distribuidor: Coolermaster
Site: coolermaster.com
Preço: €999

Características técnicas

Potência máxima: 1200 W
Ligações: 1 x 24 pin ATX, 2 x EPS 12v, 16 x SATA, 12 x PCI-E 6+2 pin, 12 x Molex 4 pin, 1 x FDD 4 pin
Arrefecimento: ventoinha de 140 mm

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version