A Lenovo e a Intel unem-se para criar o maior supercomputador alemão de próxima geração, o SuperMUC – NG. Este supercomputador, que está preparado para responder aos crescentes desafios críticos nas áreas ambiental, astrofísica e biomédica, vai ser instalado no Centro de Supercomputação de Leibniz de Munique (LRZ).
Após a sua implementação no final de 2018, o supercomputador contribuirá para que o LRZ consiga desenvolver trabalho de investigação numa variedade de áreas científicas, como a astrofísica e as ciências da vida, através do fornecimento de serviços HPC (High Performance Computing).
A instalação, que está a decorrer no LRZ, irá também incluir a implementação do vigésimo milionésimo servidor em toda a história da área de Data Center da Lenovo.
O SuperMUC-NG fornecerá um desempenho de 26,7 petaflops com capacidade para quase 6500 nodes dos servidores ThinkSystem SD650 da Lenovo, incluindo processadores Intel Xeon Platinum com Vetores de Extensões Avançadas Intel AVX 512 e interligados com a arquitectura Intel Omni-Path.
O novo sistema também integra o Lenovo Intelligent Computing Orchestrator (LiCO), uma ferramenta de gestão com uma GUI que ajuda o desenvolvimento de aplicações HPC e IA, bem como componentes baseados na cloud.
«A Lenovo está empenhada em fornecer instituições de investigação, como o LRZ, não só com uma capacidade de computação mais completa, mas também com uma solução integrada que consiga ajudar eficientemente e eficazmente, a resolver desafios críticos humanitários. Estamos bastante satisfeitos em trabalhar neste projecto, de última geração, em parceria com a Intel», afirma Scott Tease, Executive Director, HPC and AI, Lenovo Data Center Group.
Via Lenovo, Intel.