Instituto de Telecomunicações explora detecção do cancro da mama através de microondas

As microondas demonstram possuir potencial como método de diagnóstico preliminar.
Instituto Telecomunicacoes Modelo cancro - Instituto Telecomunicacoes Modelo 900x445 - Instituto de Telecomunicações explora detecção do cancro da mama através de microondas

O rastreio primário do cancro da mama é realizado, actualmente, através de mamografia, método que utiliza radiação ionizante e que se assume como um procedimento que gera algum desconforto pois envolve a compressão da mama.

Perante este cenário, o Instituto de Telecomunicações (IT) tem vindo a explorar uma nova forma de detecção, recorrendo à utilização de imagem por microondas.

Apesar de não permitir a mesma resolução do raio-X, as microondas «demonstram possuir potencial como método de diagnóstico preliminar, oferecendo mesmo um maior contraste entre tecidos saudáveis e malignos e favorecendo, desta forma, uma detecção mais confiável».

As microondas, com níveis de potência inferiores aos usados nos dispositivos correntes de comunicações pessoais, não possuem riscos conhecidos para a saúde e o procedimento não envolve qualquer tipo de manipulação da mama.

Tendo em conta estas potencialidades, o Instituto de Telecomunicações apostou no desenvolvimento de novas soluções – quer ao nível de hardware quer ao nível de processamento de sinal – que superam os desafios tecnológicos que a imagiologia por microondas enfrenta e que têm sido tema de investigação em todo o mundo.

Os resultados alcançados «são promissores e o objectivo passa, agora, por construir um demonstrador de conceito onde serão integrados estes avanços». A este nível, refira-se que João Felício, aluno de doutoramento do IT, ganhou o prémio ANACOM-URSI Portugal 2017 com o trabalho desenvolvido nesta área.

Via Instituto de Telecomunicações (IT).

Categorias
HardwareNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Hey You!

Subscreva a newsletter da PCGuia e receba notícias, dicas e truques sobre tecnologia directamente na sua caixa de correio electrónico. 

Obrigado pela subscrição!