Web Summit recebe startups vencedoras do Volkswagen Financial Services Startup Battlefield

Concurso internacional para startups na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros.
Volkswagen-Startup-Battlefi

O Volkswagen Financial Services Startup Battlefield, concurso internacional para startups na área da mobilidade sustentável e dos serviços financeiros, abriu as portas da Web Summit 2017 à vencedora da iniciativa, a austríaca Parkbob, bem como às empresas distinguidas nas posições seguintes, as portuguesas Mub Cargo, Addvolt e Hyperlabs. No evento está ainda presente a PavNext, projecto finalista do Volkswagen Financial Services Startup Battlefield.

O Volkswagen Financial Services Startup Battlefield recebeu mais de 60 candidaturas de todo o mundo, tendo sido seleccionadas 15 startups de 7 países para a final disputada em Lisboa.

Além das empresas mencionadas, na disputa dos prémios estiveram as portuguesas Share-A-Car, Ubirider, HealthyRoad, Connect Robotics, IZIRepair e Movtz, a indiana Zify, a irlandesa Parkio, a espanhola Moov e a finlandesa Witrafi.

A Addvolt é uma empresa baseada em tecnologia que tem por alvo problemas em mercados onde existe um grande potencial para redução do consumo de combustível pela geração de energia.

Através da sua solução tecnológica WeTruck, a startup utiliza a energia gerada em circulação nos veículos, nomeadamente nas travagens, para alimentar a sua unidade frigorífica.

Já a HypeLabs desenvolveu uma solução de software que permite o networking em rede entre aparelhos mesmo sem acesso à Internet. Esta solução pode permitir a comunicação entre veículos assim como entre o veículo e o utilizador, abrindo novas oportunidades de desenvolvimento para o sector automóvel.

Por fim, a PavNext, que ganhou um lugar no pitch da Web Summit, desenvolveu um equipamento para aplicação na superfície de pavimentos rodoviários que permite extrair energia cinética aos veículos.

Esta solução permite reduzir a velocidade de circulação sem qualquer acção do condutor e sem causar impacto no veículo, promovendo deste modo a segurança rodoviária em locais onde é necessário circular a baixa velocidade.

A energia captada é depois convertida em energia eléctrica com uma elevada eficiência de conversão, a qual pode ser utilizada na iluminação da via pública, passadeiras, sensores, semáforos, carregamento de bicicletas eléctricas ou mesmo injectada na rede eléctrica.

Via Volkswagen Financial Services.

Categorias
EventosNotícias

Terra. Europa. Portugal. Lisboa. Elite: Dangerous. Blade Runner. Star Trek. Star Wars. Kraftwerk. Project Pitchfork. Joe Hisaishi. Studio Ghibli.
Assinaturas

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia para ficar a par das últimas notícias, dicas e análises de hardware e software.
Subscrever
close-link