Notícias

SIBS acrescenta pagamentos NFC às funcionalidades da app MB Way

MB Way pagamento NFC

A aplicação MB Way da SIBS passa a ter uma nova funcionalidade: pagamentos através de NFC. Limitada aos dispositivos Android compatíveis com esta tecnologia, a funcionalidade arranca com uma acção no centro comercial Colombo, em Lisboa.

De acordo com Maria Antónia Saldanha, directora de comunicação da SIBS, a motivação para esta nova funcionalidade dentro da aplicação está ligada ao cliente. «Querermos dar ainda mais comodidade e simplicidade aos utilizadores que querem usar o MB Way no dia-a-dia; é muito prático para uma série de operações, mas ainda podíamos melhorar a experiência no ponto de venda – e o NFC é a melhor experiência no ponto de venda, portanto o nosso esforço foi desenvolver uma solução que fizesse com que o MB Way fosse a melhor forma de pagar em todo o lado», explica a responsável.

Para ter acesso à funcionalidade, é preciso fazer uma actualização à app. Para fazer o pagamento no terminal compatível, é preciso aproximar o smartphone e confirmar a operação, fazendo a autenticação da operação, através do PIN. Se o utilizador pretender, pode também dispensar o passo do PIN, para pagamentos inferiores a 20 euros.

Como pagar com NFC no MB WAY_

Este ano, a SIBS lançou também o MB Way Challenge, que premeia utilizadores que fazem operações regularmente através da aplicação, com prémios como viagens ou consolas de jogos, por exemplo. Para Maria Antónia Saldanha, isto é encarado como «uma forma de incentivo para que o utilizador comece a utilizar a aplicação», além de valorizar o utilizador.

«Se temos uma nova funcionalidade, e tivermos utilizadores a terem ainda mais momentos para utilizar o serviço, significa que vão ter mais hipóteses de ganhar prémios», diz a responsável, explicando ainda a escolha da acção no Colombo. «Paralelamente, quisemos promover uma acção de experimentação com muito impacto, por isso fizemos uma parceria com o centro Colombo para que os comerciantes tivessem, em primeiro lugar, esta forma de pagamento, e inclusivamente, em alguns comerciantes, permitir que o cliente, se pagar com MB Way, possa ter um desconto na sua compra ou refeição», indica Maria Antónia Saldanha.

Esta campanha do MB Way estará disponível durante dois meses, de 15 de Novembro a 15 de Janeiro. Esta operação avança em lojas de restauração, vestuário, tecnologia, cultura, entre outras.

Cerca de 70% dos utilizadores de MB Way têm dispositivos Android – o que deixa uma fatia do universo de utilizadores do serviço sem possibilidade de utilizar esta forma de pagamento. «A Apple limita o NFC às aplicações deles, o que significa que, para nós, ter 30% dos nossos utilizadores fora desta experiência não era viável», explica Maria Antónia Saldanha.

«Estamos a desenvolver uma solução alternativa a esta solução do NFC que está hoje no Android; portanto, a primeira novidade que vamos ter seguramente no início de 2018 será a novidade de todos os utilizadores terem uma nova forma de pagar», avança a directora de comunicação da SIBS.

Esta nova forma de pagamento através de NFC vem associar-se às restantes funcionalidades já disponíveis na app MB Way: transferências instantâneas, compras online e in app, geração de cartões virtuais (MB NET) e levantamentos de dinheiro sem cartão. De acordo com a SIBS, o número de utilizadores da app MB Way «ronda o meio milhão de utilizadores».

PCGuia
Cátia Rocha
É fã de tecnologia que lhe permita facilitar a vida e tem pavor a todo e qualquer sinal que diga bateria fraca. Passa a vida a ouvir música.
Newsletter PCGuia
Subscreva a newsletter da PCGuia e fique a par das últimas notícias, dicas e truques de hardware e software.
Subscrever
close-link