Review – Asus ZenFone AR

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

O ZenFone AR é um terminal mais compacto e atraente que o seu único rival, o Lenovo Phab 2 Pro com, os seus 259 gramas e ecrã de 6,4 polegadas. Começando pelo corpo, este ZenFone AR destaca-se por ser o smartphone Asus mais bonito, elegante e com os melhores materiais que testei até hoje, com uma moldura metálica que “casa” na perfeição com a superfície traseira em pele.

À frente destaca-se o enorme ecrã de 5,7 polegadas Super AMOLED, de resolução WQHD (2560 x 1440) que, embora use um formato tradicional de 16:9, cobre 79% da superfície frontal. A qualidade de imagem é deslumbrante, perfeita para as funções adicionais deste modelo, bem como para tirar partido da câmara principal, composta por um sensor Sony IMX318 de 23 MP, capaz de captar vídeo em 4K. Depois, ao tirar partido do sistema Super Resolution, é possível tirar fotografias com 92 MP (através da fusão de quatro imagens).

O ZenFone AR conta ainda com um poderoso processador Snapdragon 821 e com o sistema operativo Android 7.0, embora este esteja muito disfarçado (demasiado até) com a interface ZenUI 3.0.

Outras realidades

O grande destaque deste equipamento é o facto de ter sido feito para a realidade virtual, daí a elevada resolução e densidade de pixéis do ecrã, bem como os 6 GB de memória RAM instalada. Compatível com a tecnologia Google Daydream VR, este smartphone Asus é compatível com todas as aplicações criadas até então para esta plataforma, comportando-se de forma exemplar. Existindo ainda um pequeno miminho: a caixa do smartphone pode transformar-se num Google Cardboard.

No que respeita à realidade aumentada, o ZenFone AR revelou um funcionamento mais preciso que o Lenovo Phab 2 Pro, graças ao recurso de sensores de qualidade superior. O sensor principal (23 MP) capta todo o detalhe necessário, o segundo sensor segue o movimento e o terceiro dá a percepção de profundidade, através da medição da distância aos objectos no mundo real.

O resultado é muito interessante, mas ainda falta a compatibilidade com aplicações suficientemente estáveis e diferenciadoras, além daquelas que permitem simular a colocação de mobiliário na sua sala.

Ponto Final

Com o ZenFone AR, a Asus consegue finalmente lançar um smartphone atraente, apelativo e inovador, dada a presença de compatibilidade com realidade virtual e realidade aumentada. Contudo, esta última característica do smartphone ainda está longe de revelar todo o seu potencial.

Antutu 3D Mark Ice Storm Unlimited PCMark 8 Work PCMark 8 Autonomia
140 157 28428 7485 517 minutos

+ Design
+ Desempenho
– Tecnologia AR limitada


Experiência de Utilização:
6
Medições: 1,9
Preço: 0,6
Pontuação: 8,5

Distribuidor: Asus
Site: asus.pt
Preço: €899

Características técnicas
Processador: Qualcomm Snapdragon 821 (2 x 2,35 GHz + 2x 1,6 GHz)
Memória: 6 GB
Armazenamento: 64 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 23 MP + 8 MP
Ecrã: 5,7” IPS (2560 x 1440, 515 ppi)
Bateria: 3300 mAh
Dimensões: 158,7 x 77,7 x 9 mm
Peso: 170 gr

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version